“Relatos do Mundo” conta a história de um capitão, que lutou na Guerra de Secessão, viajando pelos Estados Unidos contando histórias e lendo notícias de jornal para os cidadãos. Ele acaba se deparando com uma jovem órfã e começa uma jornada em busca dos familiares dela.

O filme está na Netflix.

Um faroeste tradicional e pessoal

Longe de tentar reinventar o gênero ou romper com alguns elementos recorrentes do western, como acontece com os faroestes revisionistas, “Relatos do Mundo” aposta em uma relação pessoal, um acaso que gera uma proximidade paternal entre dois desconhecidos que compartilham traumas passados. Apesar de diferentes, os personagens de Tom Hanks e Helena Zengel, em uma bela atuação, sofrem com a solidão e a dificuldade de seguir em frente, pois, para isso, teriam de esquecer aqueles que perderam.

Assim, um encontra no outro seu conforto e o seu futuro. Apesar da barreira linguística, algo raro para o personagem de Hanks, um comunicador nato, eles precisam encontrar uma outra maneira de se entender. Por isso, Paul Greengrass prefere focar nos pequenos gestos e olhares, nas demonstrações de carinho que não pedem palavras.

Porém, o diretor, com uma carreira marcada por uma câmera ativa e às vezes até descontrolada (sendo um dos poucos a utilizar bem a câmera tremida), equilibra muito bem o pequeno e grandioso. O primeiro corresponde a já citada relação entre os dois personagens centrais. O segundo aparece como um importante pano de fundo: o velho oeste.

Critica Relatos do Mundo Netflix 2

Se ele filma as cenas mais pessoais com carinho, planos mais fechados e muitos silêncios para que sintamos os personagens se aproximando gradualmente, Greengrass não poupa os planos gerais e algumas aéreas com drones (que acabam causando um efeito meio artificial) para evidenciar aquilo que existe em volta daqueles personagens. Eles surgem assim, como pequenos pontinhos naquela imensidão de hostilidade.

E, apesar de recorrer aos tradicionais foras da lei como perigos a serem enfrentados pela dupla, o roteiro cria um escopo de perigo ainda maior, quase sobrenatural. Não são só os seres humanos que ameaçarão a jornada deles, já que o acaso e o clima surgem como empecilhos poderosos também.

Dessa forma, os personagens são obrigados a romper com o passado e olhar para frente, já que apenas a união entre eles servirá como salvação para esse caminho tortuoso. Por sorte, o sempre carismático, e aqui também traumatizado, Hanks encontra uma ótima química com a arisca e carente de amor Zengel, relação essencial para que todo o filme funcione. Fica fácil torcer por ele e a apreensão é instantânea a cada novo perigo, seja essa vindo de uma cena de ação e tiroteio ou pelo suspense criado por um comandante autoritário de uma cidade de trabalhadores.

“Relatos do Mundo” pode não reinventar o gênero, mas a inesperada sensibilidade de Greengrass é capaz de nos proporcionar uma tocante jornada em um mundo sem lei e agressivo.

Nota: 7.5

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: News of the World
Data de lançamento: 10 de fevereiro de 2021
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Tom Hanks, Helena Zengel
Gêneros: Faroeste, Drama
Nacionalidade: EUA