“Rua do Medo Parte 1: 1994” acompanha cinco jovens tentando se salvar de assassinos sobrenaturais em sua pequena cidade. Eles descobrem que há uma série de eventos passados interligados ao ocorrido. Este é o primeiro filme de uma trilogia que será lançada semanalmente.

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Um slasher consciente de seus clichês

Ao conhecer o terreno em que está pisando, Leigh Janiak se mostra muito consciente dos clichês do gênero e sabe a hora de subvertê-los e de abraçá-los, ainda que a segunda opção nem sempre tenha o efeito esperado. “Rua do Medo: 1994” é, sem dúvida, um filme preocupado em homenagear um subgênero do terror já bastante desgastado: o slasher.

Ainda que o slasher tenha ganho uma sobrevida no final da década de 1990, quando Wes Craven criou a franquia “Pânico”, com novas ideias e ironias aos próprios clichês dos filmes de assassinos mascarados, Janiak se mostra muito mais interessada em voltar à essência dessas obras, para depois referenciá-las. E por mais que as alusões mais claras seja ao slasher hollywoodiano e suas franquias que rapidamente começaram a se desgastar, a diretora consegue mesclar bem essa estética do terror mais adolescente (é bom lembrar que os livros que originam a trilogia de filmes são infanto-juvenis) com o giallo, uma espécie de slahser italiano das décadas de 1970 e 1980 que tinha uma abordagem mais sensorial, com uso frequente de cores fortes para criar uma atmosfera quase onírica.

Critica Rua do Medo Parte 1 1994 Netflix 2

Assim, a diretora caminha entre a homenagem e o clichê, desde a ambientação em uma violenta cidade pequena do interior, até os assassinos sobrenaturais implacáveis, o grupo de jovens como presas, os adultos que mais atrapalham do que ajudam, a origem do problema partindo de uma figura mística antiga, os jump scares, as figuras sexuais, a violência, entre muitos outros elementos.

E, mesmo que em muitos momentos o desenvolvimento da narrativa e a abordagem mais direta do terror, quase sempre apelando para os batidos jump scares previsíveis, soem como uma mera derivação de muitas outras obras do slasher, Janiak consegue ser muito eficiente ao criar uma mitologia própria e remodelar convenções do gênero.

A cidade pequena do interior deixa de ser apenas uma ambientação banal e ganha um novo significado ao ser estabelecida uma rivalidade entre duas cidades, uma perfeita e segura e outra decadente e perigosa, criando assim uma forte analogia social. Os vilões implacáveis deixam de ser meros assassinos mascarados para se transformarem em figuras “manipuladas” por uma presença anterior, gerando um efeito geracional ao mesmo tempo em que os assassinos prestam algumas homenagens a figuras famosas do slasher, sem nunca tornar as referências óbvias a ponto de parecer meras cópias.

Porém é justamente o interesse de Janiak pelos jovens o grande combustível do filme e o fator que melhor cria subversões ao gênero. Os personagens estúpidos dão lugar a garotos e garotas inteligentes, capazes de confrontar os assassinos com perspicácia e criando planos elaborados. A presença ou falta dela dos personagens adultos é justificada pelo interesse da figura mística especificamente em uma jovem, elaborando quase uma realidade em que os adultos são incapazes de entender ou participar efetivamente.

E o principal, o sexo que é no slasher quase sempre gratuito ou responsável por defender uma ideia de “pureza” (só sobrevivem as personagens virgens e os que transam são os primeiros a morrer), recebe uma visão muito focada no descobrimento da sexualidade, representado fortemente na sequência em que todos os personagens de alguma forma conhecem o seu corpo e o do seu parceiro. Janiak está aqui muito mais preocupada com a maturidade desses jovens, do que necessariamente em criar sequências “sexuais” vazias.

Assim, “Rua do Medo: 1994” é um bom primeiro passo para a trilogia, ao não ignorar o gênero anteriormente estabelecido, mas saber como trabalhá-lo em prol de uma mitologia própria, ainda que em muitos momentos a diretora pese um pouco a mão nos clichês puros e simples.

Nota: 6.5

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: The Fear Street Part One: 1994
Data de lançamento: 2 de julho de 2021
Direção: Leigh Janiak
Elenco: Kiana Madeira, Olivia Welch, Benjamin Flores Jr.
Gêneros: Terror
Nacionalidade: EUA