“Stranger Things” chega para a sua 4ª Temporada e dá sequência aos eventos do terceiro ano, mas agora com um novo desafio do mundo invertido.
O filme está disponível na Netflix.
Vale a pena assistir?
“Stranger Things” finaliza o seu ano mais macabro e adulto com aprofundamento, mas sem cumprir o que prometeu.
Sem o mesmo ritmo e choque visual da primeira parte, a segunda se foca mais em construir relações e diminuir o número de núcleos a partir do momento em que une os personagens. Ao mesmo tempo, segue investindo no amadurecimento desses jovens por meio de metáforas e no processo reverso dos adultos pelo uso da fantasia.
Assim, o vilão central se torna cada vez mais claro e mais humanizado, assim como o mundo e a vida ficam mais claros para esses jovens. Só que, como em toda obra juvenil dos anos 80, os adultos tendem a ser problemas por não acreditarem no fantástico e não entenderem as crianças, que no fim sempre salvam o dia. Aqui, essa lógica se rompe no arco da Rússia, sobretudo quando Hopper pega uma espada, à lá jogo de RPG, para lutar contra um monstro com apelido de jogo de RPG. É um pequeno momento que diz muito.
Grande parte do acerto da Netflix está também no sentido mais comercial. Ao separar a temporada em duas, a série continuou sendo comentada aos montes nas redes sociais por mais de um mês, o que faltava muito para o streaming. Entretanto, tal escolha acaba funcionando também dramaticamente, sobretudo em como usa o período para um importante apego do público com Eddie.
Dessa forma, talvez o único deslize esteja na expectativa criada pela parte 1 e reforçada pelo marketing da série, de que qualquer personagem poderia morrer. Criando, assim, uma sensação de falta de coragem para o longo e ótimo episódio final.
Dessa forma, a 4ª Temporada é o que “Stranger Things” fez de melhor até agora.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Stranger Things
Data de lançamento: 1ª de julho de 2022
Elenco: Millie Bobby Brown, David Harbour, Finn Wolfhard
Gêneros: Ficção científica, Terror, comédia
Nacionalidade: EUA