A segunda temporada de “The mandalorian” segue os eventos da primeira e acompanha O Mandaloriano em busca do jedi que poderia treinar o Bebê Yoda.
A série está disponível no Disney+.
Expansão e unificação
Após uma boa temporada de introdução de universo e relações pessoais, o segundo ano de “The Mandalorian” evolui o seu predecessor ao não ter medo de expandir o seu universo e conversar com as demais obras de Star Wars. Assim, o criador Jon Favreau e o produtor Dave Filoni se conectam de vez com o cânone e fazem com que a série do mandaloriano seja mais do que apenas uma obra divertida e fechadinha, transformando-a em uma produção essencial para compreender todo o universo.
Claro que o foco segue sendo a relação entre Din Djarrin e o Baby Yoda (que descobrimos agora que se chama Grogu), o que possibilita um desenvolvimento de pai e filho essencial para o impacto emocional pedido em muitos momentos, sobretudo no desfecho da temporada. Entretanto, aqueles que rodeiam os personagens principais e fazem com que eles se desloquem na trama agora aparecem com uma importância que transcende apenas essa série.
Dessa forma, o segundo ano acaba por expandir a mitologia de todo universo ao introduzir explicações para aquilo que tinha sido deixado em aberto (como a clonagem da nova trilogia), apresenta velhos conhecidos dos fãs de forma orgânica (como Boba Fett, Ahsoka Tano, Bo Katan, R2-D2 e Luke Skywalker), conecta a origem ou o futuro de seus protagonistas com outras obras (Din com Mandalore e Grogu com a Ordem Jedi e os aprendizes de Luke), além de abrir espaço para novos spin off já anunciados (como a citação a Thrawn, que deve ser o vilão da série da Ahsoka, que pode trazer de volta o jedi Ezra Bridger também).
Então, em meio a missões semanais, amigos reunidos gradualmente, flerte com outros gêneros, como Faroeste, Samurai e Terror, e questionamentos sobre o maniqueísmo de Star Wars, “The Mandalorian” consegue o difícil feito de manter uma coesão de qualidade durante toda a segunda temporada, consagrando-se como uma das melhores séries de 2020, tanto pela narrativa como pelo visual deslumbrante e inovador.
Nota: 9.0
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Mandalorian
Data de lançamento: 18 de dezembro de 2020 (episódio final)
Criação: Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Rosario Dawson, Gina Carano, Giancarlo Esposito
Gêneros: Ação, Aventura
Nacionalidade: EUA