“Três Verões” conta a história da governanta de uma casa. Seu chefe é preso por corrupção e sua patroa foge, então ela é obrigada a se virar no local com o avô da família.
Preconceito não intencional
“Três Verões” é, sem dúvida, um filme bem intencionado, que traz como protagonista uma funcionária de uma casa luxuosa tendo que se virar na vida, principalmente após seu chefe ser preso. A ideia é clara, acompanhar a vida de uma trabalhadora e tentar, de alguma forma, fazer críticas a uma elite preconceituosa e mesquinha. Perceba que nem todos os ricos são assim, por exemplo, o avô é uma pessoa muito boa que se sente mal no meio de seus familiares, enquanto o neto também parece ter boas ações no pouco tempo de tela que tem.
O problema é que, na tentativa de enaltecer essa classe trabalhadora, Sandra Kogut perde a mão nas cenas de humor e atira constantemente no próprio pé. Ao trazer momentos engraçados, sobretudo por meio da protagonista, interpretada por Regina Casé, sem dúvida a melhor coisa do filme, Kogut acaba fazendo o público rir desses trabalhadores ao invés de rir com eles.
Então, ela falha na hora de criar situações genuinamente engraçadas por si só e se sustenta por meio de piadas com a burrice desses personagens, com a falta de conhecimento tecnológico, com o exagero (aquela ideia ultrapassada de que pobre é sempre exagerado), entre outras situações. Dessa forma, na busca por denunciar o preconceito, a diretora demonstra que há um preconceito dentro de todos nós, mesmo que nem sempre percebamos.
Claro que isso fica ainda mais evidente porque o longa sofre com um roteiro mal desenvolvido e uma montagem problemática. O longa tem menos de 90 minutos e claramente ficou faltando situações na obra. É como se constantemente pulássemos de uma cena para a outra sem que essas tivessem relação. Parece uma série de curtas com os mesmos personagens dentro de um mesmo filme. O que prejudica muito o desenvolvimento dos personagens secundários, que precisavam ter mais substância para o discurso ganhar força. Portanto, o longa acaba não tendo base também quando tenta construir momentos mais dramáticos.
Nota: 5.0
Leia também: [Crítica] O Homem Invisível (2020)
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Dois Verões
Data de lançamento: 19 de março de 2020 (1h 30min)
Direção: Sandra Kogut
Elenco: Regina Casé, Otávio Muller, Jéssica Ellen mais
Gêneros: Comédia, Drama
Nacionalidade: Brasil