“Um Jantar entre Espiões” é novo longa de espionagem do diretor Janusz Metz, protagonizado por Chris Pine e Thandie Newton. Ex-espiões da CIA, eles tentam descobrir o que aconteceu em um atentado do passado e revivem aquelas memórias traumáticas.

O filme está disponível na Amazon Prime Video.

A volta do thriller de espionagem

“Um Jantar entre Espiões” retoma o trauma do 11 de Setembro, mas sem deixar de ser um filme de gênero.

De tempos em tempos, Hollywood sempre retorna para um trauma histórico dos Estados Unidos: o atentado às Torre Gêmeas. Isso ocorre muitas vezes de forma direta, com filmes retratando o atentado, muito comum nos anos seguintes a quando aconteceu, com obras como “Voo United 93” e “9/11”. Ou de forma indireta, com longas criando algum outro atentado fictício e dramatizando um trauma a respeito deste. É nesse segundo caso que o novo longa da Amazon Prime Video, dirigido por Janusz Metz, está inserido.

Trata-se mais uma vez de um atentado envolvendo um avião, com terroristas de origem árabe. Só que, ao invés de focar no atentado em si, o longa se direciona para o sentimento atual do estadunidense em relação ao 11 de Setembro: a memória traumática. Com isso, o filme avança no tempo e retrata os dois personagens que viveram diretamente aquele evento procurando explicações para o dia que mais marcou suas vidas e deixou resquícios até hoje, seja psicologicamente ou mesmo na relação entre eles.

Então, assim como os personagens, que olham para o passado, o longa também se estrutura de forma semelhante. Somos levados a um jantar no presente, enquanto todos os eventos da investigação são narrados em flashbacks, com esses personagens relatando os acontecimentos.

Nesse sentido, não deixa de ser interessante como Metz filma cada um dos momentos. Os dias próximos ao evento são sempre em uma paleta mais fria ou em uma sala fechada que sufoca os personagens. Ao contrário do presente, em que é encenado em um restaurante da Califórnia, com grandes janelas mostrando um pôr do sol alaranjado ao fundo, quase como mostrando um futuro mais confortável, mas não totalmente ensolarado, para esses dois personagens.

Critica Um Jantar entre Espioes Amazon Prime 2

Ainda mais interessante é como Metz vai desconstruindo esse espaço dramático do presente. Quanto mais a gente se aprofunda no passado, mais o sol vai sumindo ao fundo, a escuridão começa a tomar conta, até o momento em que o cenário praticamente some e dá lugar a uma escuridão em torno desses personagens, ao mesmo tempo que o plano vai fechando cada vez mais. Vamos assim, finalmente se aproximando da psicologia desse protagonista para entendermos como ele lidou com aquela situação no passado que o traumatiza até hoje.

Mas, se a temática é muitas vezes posta em primeiro plano (o trauma com o atentado que faz alusão ao 11 de Setembro), Metz nunca sacrifica o gênero em que insere essa narrativa. O diretor não tem medo de meter a mão na massa e fazer um thriller de espionagem, mesmo que em muitos momentos o filme seja excessivamente pretensioso por conta disso.

Assim, ele explora as cidades europeias, as salas fechadas em que as decisões são tomadas e o romance escondido no hotel (destaque para a química entre Chris Pine e Thandie Newton), ao mesmo tempo que a trama é cheia de idas e vindas, com incertezas que vão se direcionando para uma grande virada final. Tudo isso que é tipicamente parte integrante de um filme de espionagem.

Por outro lado, não dá para negar que muitas das idas e vindas e das informações guardadas pelos personagens são uma tentativa do roteiro e da montagem de darem um ar mais complexo a uma trama que, no fim das contas, é bastante simples. Essa estrutura, ao apostar quase integralmente em flashbacks, acaba sendo meio maçante a partir do momento em que percebemos que ela só está tentando enganar a gente a fim de se preparar para um gran finale.

Apesar disso, “Um Jantar entre Espiões” explora bem os seus dois atores centrais e a química entre eles, para trazer de volta o thriller de espionagem, bastante esquecido na Hollywod atual, ao mesmo tempo retorna ao grande trauma dos Estados Unidos contemporâneo, mas de forma indireta e ficcionalizada.

Nota:148839148839148839

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: All The Old Knives
Data de lançamento: 8 de abril de 2021
Direção: Janusz Metz
Elenco: Chris Pine, Thandie Newton, Laurence Fishburne, Jonathan Pryce
Gêneros: Thriller
Nacionalidade: EUA