Recentemente, Douglas Fabrício (CIDADANIA), deputado do estado do Paraná, apresentou um Projeto de Lei para a crição do Dia do Metal, que seria comemorado no dia 8 de junho.

Fabrício encaminnhou a proposta para a Assembleia Legislativa a fim de que o Dia Estadual do Heavy Metal foi instituído por Lei. A data escolhida marca o falecimento de Andre Matos, do Angra, um dos maiores músicos brasileiros da atualidade.

De acordo com o Deputado:

“A proposta foi apresentada devido ao reconhecimento do estado do Paraná ao músico brasileiro que teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados. Andre Matos foi pioneiro na mistura da música clássica com o estilo pesado do heavy metal e ritmos brasileiros, sendo um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional em um estilo dominado por norte-americanos e europeus. Como alguns estados já manifestaram, o Paraná, que tem uma significativa comunidade roqueira, também reconhece a importância da sua obra e presta esta homenagem”.

A ideia foi impulsionada após petição público por parte de fãs. Nela, podia-se ler o desejo público para que Matos fosse homenageado: “deixou um imenso legado para a música brasileira, uma voz insubstituível, não teve o seu devido reconhecimento em vida. Precisamos homenagear Andre de forma grande, assim como ele era”.

Andre Matos no Iron Maiden

Eu não sei se você sabe, mas o vocalista Andre Matos chegou a ser cogitado a assumir os vocais do Iron Maiden após a saída do Bruce. Mas, segundo ele: “por ser uma banda britânica, houve uma rejeição em colocar um vocalista latino para integrar o grupo […] Eu me encontrei com o Blaze na estrada e ele me disse que eu deveria ter entrado no Iron Maiden no lugar dele. Eu fiquei muito feliz com o reconhecimento dele.”

Andre Matos ficou conhecido após passagens por bandas como Viper, Angra e Shaman. Em sua carreira, ele vendeu milhões de cópias, além de ter capitaneado os projetos Virgo e Symfonia. Em outubro de 2006, ele resolveu seguir carreira solo. Matos era, além de cantor, compositor, pianista, produtor e maestro brasileiro e nos deixou no dia 08 de junho de 2019.

Dia do Metal: Deputado do Paraná apresenta Projeto de Lei

Veja também: