Para os amantes da boa e velha música…
No último dia 01, comemorou-se o Dia Internacional da Música.
O International Music Council, organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO em 1948, declarou esse dia oficial querendo levar a música aos mais diversos povos e classes sociais, promovendo o mínimo de valor possível a todos que tivessem acesso.
Esta é uma das formas de arte mais belas que existe, capaz de transmitir os mais diversos tipos de sentimentos: emoção, alegria, perdas, dores, etc.
A nossa espécia mais primitiva se encantou com o lento descobrimento da capacidade de som, desde aqueles mais naturais emitidos pela natureza em geral.
“A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.”
Primeiramente, a voz foi visto como algo poderoso e que partia de dentro de nós mesmos, em seguida, alguns instrumentos, que, apesar de serem rústicos, eram capazes de criar alguns sons diferentes dos da natureza, ou seja, artificias e até tão então completamente desconhecidos.
“Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação, no entanto não é conhecida a forma como esses instrumentos musicais eram produzidos.”
Sabe-se que a FLAUTA, o CHOCALHO e o RECO-RECO são considerados os primeiros instrumentos criados em toda a história da humanidade.
Povos e sua relação com a música
Sumérios: utilizavam, em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados.
Egípcios: batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam.
Chineses: a “cítara” era o instrumento mais utilizado pelos chineses. O instrumento era formado por um conjunto de flautas e percussão. A música chinesa utilizava uma escala pentatônica (cinco sons).
Grécia: a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras.
Teoria musical
Somente na Antiguidade Clássica, a teoria musical começou a ser elaborada. Isso corresponde ao século V a.C.
Os filósofos gregos, depois de a música ter se desenvolvido na Grécia, criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical.
Pitágoras, filósofo e matemático grego, dizia que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo. Segundo ele, 0 universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.
Por fim, trouxemos uma pequena homenagem a essa dia tão importante de nossas vidas com um vídeo do canal Ten Second Songs com a a evolução do Rocknroll ao longo do tempo.