“Drive My Car” é o novo filme do diretor japonês Ryusuke Hamaguchi, indicado a quatro oscars (incluindo Melhor Filme e Diretor) e favorito na categoria de Filme Internacional.
O longa chegou em alguns cinemas no dia 17 de março e estreia no streaming Mubi no dia 1º de abril.
Vale a pena assistir?
“Drive My Car” conta a história de um ator de teatro que perde sua esposa e vai a Hiroshima, onde é convidado por um festival a dirigir uma peça escrita por ele mesmo. Lá, por regras do festival, ele é proibido de dirigir o carro que tanto ama e passa a ter uma jovem como sua motorista.
Com quase três horas de duração, a nova obra de Hamaguchi faz um estudo sobre os traumas e as perdas humanas. Sob uma lógica bastante oriental e contida de lidar com as emoções, vemos personagens presos ao passado e impossibilitados de seguir em frente.
Isso fica muito claro no uso do carro, que é o principal espaço dramático do longa. Nele, vemos os personagens parados em seus assentos, enquanto o ambiente se move ao fundo. Deixando claro que eles estão parados, mas o mundo não deixa de seguir existindo e se desenvolvendo a sua volta.
Um filme tocante e de ritmo bastante cadenciado, “Drive My Car” pode ser uma experiência bastante complicada para quem está mais habituado com a narrativa sempre ágil do cinema dos Estados Unidos. Mas recomendo a todos se permitir adentrar esse mundo novo, já que esse é um dos melhores filmes de 2021, com toda certeza. Vale muito a pena conferir.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Doraibu Mai Kã
Data de lançamento: 17 de março de 2021
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura
Gêneros: Drama, melodrama
Nacionalidade: Japão