Igor Verniy: artista russo cria esculturas de animais com peças mecânicas descartadas em estilo Steampunk
Nada como ver coisas descartáveis sendo reutilizadas em prol da arte. Igor Verniy é um artista que transforma fragmentos de metal e peças mecânicas em esculturas de animais incríveis em estilo Steampunk. As criações do russo são, principalmente, espécies de pássaros e mamíferos, além de répteis e insetos.
Da matéria prima utilizada, destacam-se coisas como peças de carros antigos, relógios e eletrônicos. Os modelos criados por Verniy são muito bem executados, tendo em vista as proporções do corpo, o comportamento e os movimentos dos animais em seu habitat natural. O mais interessante das esculturas é o fato de elas possuírem partes móveis, como asas, pernas e cabeças, o que dá uma dimensão ainda mais profunda à verossimilhança dos animais.
“Meu amor por ciências naturais e engenharia, além de minha paixão por robôs e ficção científica, exige que eu crie algo único e vivo”
E claro que a arte autêntica e original de Verniy não poderia deixar de ter uma significação especial. O simbolismo cultural é muito presente nas peças do russo. A pomba, emblema universal da paz, é um destes exemplos. O peixe, por sua vez, é inspirado nos desenhos e na descrição de Alexander Pushkinm, autor do poema The Tale of the Fisherman and the Fish.
Confira abaixo o excepcional trabalho de Igor Verniy, artista russo que cria esculturas de animais com peças mecânicas descartadas em infusão de Steampunk, estilo que ganhou fama entre os anos 80 e 90 como uma releitura do cyberpunk, gênero criado após a invenção do computador.
Veja também: