Barbara Franc: artista reutiliza materiais e constrói esculturas realistas de animais
Barbara Franc é uma artista de Londres que, ao arranjar de forma hábil materiais descartados, dá vida a esculturas realistas de animais. E o mais interessante de usar apetrechos que certamente acabariam no lixo é, sobretudo, chamar a atenção para a questão da sustentabilidade, assunto tão importante no mundo e que precisa ser cada vez mais discutido. Sem falar, é claro, da beleza das obras em si.
Caso não conheça, o upcycling é uma modalidade de reutilização criativa que faz uso de produtos e peças que, ao invés de serem descartados, servem para dar vida a novos produtos e/ou obras. O resultado é sempre aquela surpresa, afinal, saber manusear sucatas para construir esculturas não é nada fácil. Mas, como todo bom artista, Franc mostrou que a arte sempre surpreende com as suas propostas inovadoras e inteligentes. E basta um olhar mais atento para notar utensílios bastante conhecidos por nós, como colher, garfo, faca, chaves, relógios, cordas de violão, latas, etc.
O steampunk, subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, é uma das principais inspirações da artista. Sendo assim, ao utilizar sucata e objetos domésticos descartados e cachorros peludos e outros animais feitos à mão de tecidos velhos, Barbara cria animais cuja forma e pose são muito bem preservadas.
“Sempre fui fascinada pelas formas e formas esculturais dos animais. Eu uso cada vez mais materiais reciclados e descartados, pois gosto do desafio de transformar algo com uma história passada em algo novo e empolgante.”
Tendo ministrado workshops na Austrália, França e Reino Unido em 2020, a artista britânica tem tido cada vez mais reconhecimento a partir das esculturas realistas de animais criadas com objetos descartados. Confira!
“Escultora que adora experimentar todos os tipos de objetos encontrados ou descartados para criar algo novo”
Veja também: