Compartilhamos cerca de 98% do DNA com os primatas. As semelhanças são, de fato, muito grandes. Entre elas, podemos destacar a socialização. No vídeo a seguir, uma família de gorilas da montanha recebe fotógrafo na floresta, mostrando como socializar é um comportamento caro aos animais. JJ King, fotógrafo de vida selvagem, certa feita visitou o Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, em Uganda , em janeiro de 2012, e encontrou a mesma bela família de gorilas da montanha Rushegura que ele havia observado na noite anterior. No grupo, era possível observar fêmeas, bebês e um enorme macho de dorso prateado, que caminhava pelo caminho na sua direção.

Ao observarem o visitante, os gorilas ficaram curiosos e, quando se aproximaram dele, cercaram-no por todos os lados. Como de costume destes animais, houve uma investigação acerca do estranho para sse checar se estava tudo sob controle ou se ele representava algum tipo de ameaça. Eles finalmente o aceitaram como um dos seus e seguiram seu caminho alegremente.

Tivemos uma sorte extraordinária no primeiro dia e passamos uma bela hora com o grupo Habinyanja à beira de uma clareira onde gorilas adultos comiam (eles são vegetarianos) comendo quase exclusivamente aipo selvagem. Os jovens gorilas estavam, claro, brincando. Operações fotográficas fantásticas! Entramos e saímos da floresta em cerca de 5 horas. No dia 2, rastreamos o grupo Rushegura e os rastreadores nos levaram para uma seção completamente diferente da floresta. Aqui estávamos nós em um dossel denso e com a determinação do rastreador encontramos a tropa em pouco mais de uma hora. O grupo estava em período de descanso depois de provavelmente ter se alimentado a noite toda. Observamos de perto bebês amamentando e jovens brincando na presença do dorso prateado, o que foi incrivelmente emocionante. Tanto carinho e amor entre essas criaturas. Estávamos de volta ao nosso veículo, aproveitando um encontro com a vida selvagem em cerca de 3 horas e meia. Missão cumprida!! Imagine nossa surpresa e espanto absoluto quando acordamos na manhã seguinte e descobrimos que o grupo Rushegura havia viajado por três horas e nos rastreado!! O resto… você já sabe.

Abaixo, confira o vídeo em que uma família de gorilas da montanha recebe fotógrafo na floresta.

 

Veja também: