Eric Lafforgue: estes norte-coreanos sorrindo vão te ajudar a romper mitos e preconceitos
Já virou uma lenda imaginar que quem nasce na Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, não sorri. Loucura, né? Pois bem, você já deve ter se deparado, alguma vez na vida, com esse indagamento. É possível encontrar um norte-coreano sorrindo? O fotógrafo francês Eric Lafforgue promoveu um projeto que eu particularmente nunca tinha visto antes: essa sequência de fotos mostra norte-coreanos sorrindo e, como consequência, elas vão te ajudar a romper mitos e preconceitos em relação a este povo.
Fato é que viver com a liberdade cerceada sob um governo autoritário torna sisuda a população de qualquer país. Assim sendo, é correto afirma que, em partes, a seriedade desse povo reflete a dureza da vida que leva sob direitos vigiados tal qual como acontece no país asiático. Mas daí a dizer que o norte-coreano não sorri é um pouco de exagero, não é mesmo?
Foi pensando em mostrar que, de fato, apesar da dureza do cenário político da Coréia do Norte, o norte-coreano sabe desfrutar muito bem, obrigado, dos momentos de felicidade. Nesse sentido, Lafforgue criou esse projeto incrível com a missão de registrar a alegria dos norte-coreanos. Para isso, ele precisou lidar com a desconfiança dos guias e guardas a cada fotografia.
A fim de conhecer uma incrível viagem por fotos e histórias que registra olhares e sorrisos, você não pode deixar de ver cada uma das fotos abaixo que mostram norte-coreanos sorrindo e que vão te ajudar a romper mitos e preconceitos.
Veja também: