“Golda” é o novo filme de Guy Nattiv, protagonizado por Helen Mirren e que conta a história de Golda Meir e a Guerra do Yon Kippur.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Golda” é mais uma cinebiografia Oscar Bait, dessa vez inserida em uma propaganda geopolítica.

O novo filme de Nattiv segue quase à risca o filme feito para ganhar o Oscar de atuação. Os personagens secundários viram quase figurantes para Helen Mirren brilhar. Em teoria, o filme até cria uma aproximação interessante entre público e personagem ao escolher um recorte específico e curto de tempo.

Porém, ao fazê-lo, Nattiv cria um maniqueísmo para lá de problemático, colocando Golda como heroína de um povo e Estados Unidos como aliado do “lado certo”. Enquanto isso, russos e árabes (rivais dos Estados Unidos e lembre que é um filme americano), são os assassino impiedosos que nem somos convocados a vê-los.

Resta apenas a propaganda geopolítica com escolhas que tentam amenizar a frontalidade do discurso, mas, no final, apenas ressaltam essa visão da protagonista como representação de um Israel atacado, injustiçado, oprimido e unido para sobreviver contra a maldade do mundo.

Golda Análise do Filme 2

Nota:148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Golda
Data de lançamento: 31 de agosto de 2023
Direção: Guy Nattiv
Elenco: Helen Mirren, Liev Schieber
Gêneros: Drama, Guerra
Nacionalidade: EUA