“Gran Turismo” é a nova adaptação de um jogo de Playstation para o cinema, agora com o famoso game de corridas sendo dirigido por Neil Blomkamp.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Gran Turismo” transforma história real em propaganda sem personalidade.

Não é novidade a relação do cinema com a publicidade. Como a arte mais popular e que nasce na era do capitalismo, sempre a propaganda viu no cinema uma grande plataforma, desde os filmes de propaganda militar, até os chamados “product placement”. Ou seja, inserções de produtos no meio do filme.

Porém, 2023 mostra que essa relação, quando se tratando de grandes corporações, ultrapassou a forma tradicional e tem virado o filme em si. Aconteceu em “Air” (com a Nike), em “Barbie” (com a Mattel), e agora em “Gran Turismo” (com a Playstation, que é da Sony).

Entretanto, se os dois primeiros propunham algo para além da publicidade, seja com o drama real introspectivo, seja com a autoironia, o novo longa de Neil Blomkamp, também baseado em interessantes fatos reais, não faz nada além do mais genérico. Do drama familiar, passando pelas explicações, até chegar nos momentos que deveriam ser mais tensos, “Gran Turismo” é um filme completamente sem vida.

Isso acontece principalmente por ser uma obra que diz ter um amor pelas corridas. Mas, na prática, as corridas mal são mostradas, são um acessório apenas para a propaganda descarada.

Gran Turismo Análise do Filme

Nota:148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Gran Turismo
Data de lançamento: 24 de agosto de 2023
Direção: Neil Bloomkamp
Elenco: Archie Madekwe, Orlando Bloom, David Harbour
Gêneros: Drama, Ação
Nacionalidade: EUA