“Guerra Civil” é o novo filme de Alex Garland para a A24, um thriller com Wagner Moura, Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e Jesse Plemons.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Guerra Civil” não olha para o fato em si, mas como esse acontecimento é moldado pela câmera fotográfica.

Alex Garland, depois do pseudo profundo e cheio de simbolismos vazios “Men”, retorna ao seu melhor cinema, primeiro por abraçar o gênero (ou os gêneros) com o qual se envolve, fazendo o espectador sentir o que há de mais direto no thriller, o medo a cada esquina, as cenas que se alongam e mantém a tensão.

Mas, principalmente, por ser um filme que não quer simplesmente dizer algo ou ser interpretado, como o anterior, mas que entende no dispositivo fotográfico e cinematográfico a capacidade de recortar e criar uma nova realidade. Mais do que sobre o fotojornalismo e sua ética, o longa está falando sobre a própria fotografia e o cinema.

As personagens apontam suas armas então como uma arma e escolhem qual entre as 30 fotos vão manter. São escolhas, seleção e perspicácia para moldar aquela realidade a seu bel prazer, o que se intensifica com o objetivo que o filme estipula ao se reestruturar. Tudo vira uma corrida por uma simples foto. Pouco importa a realidade, é o registro que constrói uma nova verdade que passa a ser relevante.

Guerra Civil Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Civil War
Data de lançamento: 18 de abril de 2024
Direção: Alexa Garland
Elenco: Wagner Moura, Kirsten Dunst, Cailee Spaeny
Gêneros: Ação, Thriller
Nacionalidade: EUA