Jenny Jinya é a artista que se utilizou de quadrinhos para contar uma linda história de amizade entre uma senhora e dois gatos, mostrando, com isso, o poder da morte e do amor.
A morte é aquele evento misterioso cujo poder é capaz de nos levar de vez dessa vida. E isso acontece de diversas formas possíveis, inclusive, muitas delas sendo bastante misteriosas para nós.
Não se pode prever o momento da partida, mas fato é que a relação entre vida e morte é extremamente forte, inclusive, um ótimo expediente para representações através da arte.
Ao explorar as possibilidades dessa relação, a artista Jenny Jinya criou quadrinhos que mostram que a vida e morte estão mais próximas do que podemos imaginar.
É muito comum enxergar a morte como o fim de tudo, mas Jenny a representou de maneira pouco mais esperançosa.
“Existem dezenas de pôsteres e infográficos com várias estatísticas sobre animais abandonados ou abusados. Muitos conhecem os problemas, mas essas informações são rapidamente esquecidas. Eu tento dar voz às vítimas com meus quadrinhos. Quero que os animais afetados possam contar suas próprias histórias. Espero poder aumentar a conscientização dessa maneira. ”
Portanto, ela nos faz refletir que, mesmo com o fim, podemos ver coisas boas acontecerem. Outra concepção trabalhada pela artista é a de entender a morte como estágio final das coisas. Ou, como ela sugere, como o início de algo novo.
“Quem sabe. Não sou eu quem responde isso. Mas gosto de imaginar a morte como uma pessoa que está apenas fazendo seu trabalho. As pessoas as odeiam pelo que estão fazendo, mas no final, alguém precisa fazer isso. Eu gosto de imaginar a morte como um ser gentil e perspicaz.
Além desse incrível trabalho, você poderá conferir no link abaixo outro quadrinho de Jenny Jinya. Dessa vez, ela narra a história de um bom garoto que faleceu muito antes do que você esperaria.
- Veja também: The complete comic. ‘Good boy’ by Jenny Jinya
Veja também: