“Lightyear” é o novo filme da Pixar, que marca a volta do estúdio aos cinemas, o que não acontecia desde antes do começo da pandemia.

O filme está disponível nos cinemas.

Vale a pena assistir?

“Lightyear” marca o retorno da Pixar aos cinemas, mas mais parece uma simples adição do Disney+. Pixar, Marvel e Lucas Film, tratadas e operadas relativamente com alguma independência da Disney (apesar de pertencerem à gigante de Hollywood), parecem cada vez mais se aproximar de sua “dona” para continuar a ter vida longa.

Assim, a Pixar, que sempre representou as melhores ideias, maior independência e maturidade dentro da Disney, começa a se transformar naquilo que a Walt Disney Animation sempre foi. Talvez esse processo tenha se acelerado com o ótimo “Soul”, que apesar de ser um grande filme não foi tão bem recebido pelas crianças, funcionando melhor com os adultos devido ao seu realismo estético e temáticas mais profundas. E, para a Disney, o que sempre rendeu mais dinheiro foi o público infantil ou infanto-juvenil, pelo menor senso crítico e maior chance de comprar bonecos.

Lightyear Vale a Pena 2

É nesse contexto que surge “Lightyear”. Mesmo após falar que não apostaria mais em sequências, prequels ou franquias, a Pixar retorna ao seu maior produto da história: “Toy Story”. Dessa vez, sob a desculpa de mostrar aquilo que influenciou os eventos do filme de 1995.

Porém, se por um lado o diretor Angus McLane consegue criar eventos marcantes e dar importância a eles a cada novo teste ou missão de Buzz Lightyear, tudo que cerca essas sequências é extremamente cômodo e convencional. Os personagens e até os traços deles parecem reutilizados de outras obras da Pixar, incluindo um dos piores alívios cômicos da história do estúdio.

De certa forma, até parece que o longa que interessa está no primeiro ato e o restante é só uma tentativa de fazer conexões nostálgicas com “Toy Story”, que na maioria das vezes nem fazem tanto sentido.

Dessa forma, “Lightyear” mostra uma Pixar que ainda consegue divertir e mostrar uma fascinante técnica de animação, mas parece cada vez mais presa a uma lógica de mercado que faz a esperada criatividade dos estúdio se dissipar.

Nota:148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Lightyear
Data de lançamento: 16 de junho de 2022
Direção: Angus McLane
Elenco: Chris Evans, Taika Waititi, James Brolin
Gêneros: Drama, Comédia, Animação
Nacionalidade: EUA