“Men – Faces do Medo” é o novo filme de terror psicológico da A24, dirigido por Alex Garland, de “Ex Machina”, e protagonizado por Jessie Buckley.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Men” é um retrato de como esse “modelo A24” pode ser também bastante prejudicial quando seguido apenas como cartilha.
Alex Garland é um diretor de carreira bastante curiosa. Isso porque, antes de dirigir seus três filmes mais voltados para ficção científica e questões complexas da sociedade ou para um terror em busca de um sublime, ele começou como roteirista de filmes de gênero bastante frontais, sem qualquer apego a uma possível complexidade. Isso fica claro nos ótimos “Extermínio”, que trouxe uma certa renovação aos filmes de Zumbi, e na obra de quadrinhos “Dredd”.
Então, ainda que os seus dois longas anteriores (“Ex Machina” e “Aniquilação”) funcionem bem dentro dessa lógica mais austera, de descoberta e estudo em certo sentido, o mesmo não pode ser dito de “Men”.
O primeiro filme realmente de terror de Garland (“Aniquilação” flerta com o gênero, mas está mais para a ficção científica), é um daqueles da A24 que parece rejeitar o gênero a que pertence. Ou seja, o terror vira desculpa para buscar “a verdadeira arte”.
Em certa medida, o próprio estúdio estimula esse discurso elitista. Vale lembrar, que a A24 vende seus filmes com aqueles termos repugnantes como “pós-terror” e “terror elevado”, que nem sequer fazem sentido.
Então, Garland parece ter aderido a essa lógica da produtora em “Men”. O terror vira secundário, enquanto os simbolismos, temática, austeridade e a busca por planos bonitos se tornam prioridade.
E tudo isso até poderia funcionar, se o cineasta soubesse realmente sobre a temática que está trabalhando. Porém, mesmo na ânsia de transformar tudo em simbolismo, o discurso acaba por ser extremamente óbvio. Talvez, dirigido por uma mulher, “Men” poderia funcionar bem melhor.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Men
Data de lançamento: 1º de setembro de 2022
Direção: Alex Garland
Elenco: Jessie Buckley, Rory Kinnear
Gêneros: Terror, drama
Nacionalidade: EUA