Morre Eddie Van Halen, o melhor do mundo e lendário guitarrista da banda Van Halen
O ano de 2020 está sendo marcado em nossas vidas por grandes perdas.
Inúmeras vidas que estão sendo tiradas de nossas histórias e que com certeza farão falta, e que deixarão um legado para muitas outras gerações.
Ontem, 06 de Outubro, fomos informados de que morria o lendário guitarrista e fundador da banda Van Halen, Eddie Van Halen, aos 65 anos, após uma longa batalha contra um câncer na garganta.
Sendo o principal guitarrista e co-fundador da banda que levava o nome de sua família, o grupo Van Halen foi formado em 1972 e ainda é considerado uma das principais de hard rock norte-americana dos nossos tempos, tendo suas músicas no topo das paradas nas rádios durante anos, principalmente nas nas décadas de 1970 e 80. Em 2007, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock.
História e sua paixão por música
Nascido em Amsterdã, na Holanda, em 26 de janeiro de 1955, mas se mudando com a família para os Estados Unidos quando havia apenas 6 anos, indo morar na Califórnia, época em que ele e seu irmão Alex Van Halen estavam aprendendo a tocar piano clássico. A partir dos anos seguintes, ele aprendeu também a tocar bateria e então guitarra.
Eddie e Alex formaram sua primeira banda com outros três garotos, chamando-se The Broken Combs, tocando na hora do almoço na Hamilton Elementary School em Pasadena, onde Eddie estava na quarta série. No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex tocava guitarra e estudava teclado. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando.
Ao longo dos anos, Eddie veio sendo associado ao tapping, a técnica que se baseia em tocar as cordas da guitarra com os dedos no braço do instrumento, ao longo de todo o fretboard, sem usar a palheta.
Ainda que Van Halen tenha sempre dito que não foi o inventor do tapping — o próprio chegou a apontar Steve Hackett, histórico guitarristas dos Genesis, como o criador da técnica, mas também invocou as horas a ver Jimmy Page, dos Led Zeppelin, como fonte de inspiração — foi ele que o popularizou e levou a limites que ainda hoje permanecem como referência. Fã incondicional de muitos outros guitarristas dos anos 60 e 70, de Hendrix a Eric Clapton, Van Halen conseguiu assimilar influências e criar um estilo quase único criado pela banda.
A banda Van Halen
Sendo formada em 1972 e ganhando destaque logo nos anos seguintes, o Van Halen cresceu e começou a ganhar visibilidade na cena de rock de Los Angeles, fazendo a banda viajar constantemente por outras cidades ao redor também. Eles lançaram o disco de estreia em 1978.
O auge da banda veio com o disco “1984”, que naquele ano rendeu uma indicação ao Grammy e levou o single “Jump” a ser o primeiro e único da banda no primeiro lugar das paradas pop dos EUA. É também uma das cinco bandas de rock a ter dois de seus discos certificados com o Disco de Diamante nos Estados Unidos (Van Halen e 1984, respectivamente). Venderam mais de 90 milhões de discos em sua história e assinaram sucessos que se tornaram clássicos do rock and roll até os dias de hoje.
Entre os vários outros sucessos do Van Halen estão “Dance the Night Away” (1979), “Panama” (1984), “Why Can’t This Be Love” (1986), “When It’s Love” (1988), “Right now” (1992) e “Can’t Stop Lovin’ You” (1995).
Em 2012, Eddie Van Halen foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Foi eleito o 8º melhor guitarrista de todos tempos pela revista Rolling Stone.
Van Halen – Can’t Stop Loving You
Sua luta contra o câncer
No final de 1990, Eddie foi hospitalizado e tratado a um cancro na boca. A cirurgia subsequente acabou lhe custando cerca de um terço da língua. Em 2002 foi declarado como curado. No final de 2019, voltou a ser internado para tratamento ao mesmo tipo de cancro, e acabou falecendo ontem, dia 6 de outubro de 2020, em Santa Mônica, aos 65 anos, dessa mesma patologia.
A notícia foi confirmada pelo filho, através do twitter:
“Eu não posso acreditar que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai.”, escreveu Wolfgang Van Halen, que tocava baixo na banda do pai desde 2007, ano em que o grupo concretizou a reunião há muito tempo esperada pelos fãs com o vocalista original, David Lee Roth.
— Wolf Van Halen (@WolfVanHalen) October 6, 2020
Veja alguns vídeos que peguei comentando mais sobre a vida do músico:
- Matéria do Jornal O Globo
- Eddie Van Halen: In Memoriam | TIME
- oS top 5 solos do Eddie Van Halen
- 11 Iconic Eddie Van Halen Guitar Moments
#RIPEddieVanHalen
Veja também: