“Nyad” é o novo filme de superação baseado em fatos reais da Netflix, que retratam o caso de Diana Nyad e tem Annette Benning e Jodie Foster nos papéis principais.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Nyad” flerta com o documentário, mas não vai muito além do Oscar Bait.

A dupla de documentaristas vencedores do Oscar por “Free Solo” Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi retornam ao filme esportivo de obsessão e superação, mas, dessa vez, abandonando a ideia do real e mergulhando na ficção pré-fabricada do filme feito para o Oscar.

Assim, até a fotografia do ótimo Claudio Miranda soa pré-programada aqui, quase sempre sem sombras, com uma iluminação clara, pouco trabalhada, o que se acentua ainda mais quando o longa precisa colocar a protagonista no mar, ou reconstruir isso em computação gráfica. A verdade é que a imagem em si não é uma preocupação real do filme.

Apesar de flertar com recortes de noticiários, em uma montagem que vai em direção da abordagem mais documental que os cineastas dominam, o longa quase sempre abandona isso para se manter na narrativa mais oscarizável possível. No fim, tudo é feito apenas para se usar dessa história real fascinante a fim de criar momentos para destacar Benning e Foster. O objetivo é um só: a indicação ao Oscar para as duas, o resto é secundário. É aquele filme que já vimos tantas e tantas vezes.

Nyad Análise do Filme 2

Nota:148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Nyad
Data de lançamento: 3 de novembro de 2023
Direção: Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi
Elenco: Annette Benning, Jodie Foster, Rhys Ifans
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA