Começa oficialmente no dia 21 de outubro a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos momentos preferidos do ano para os cinéfilos da cidade, e, agora, para todos os brasileiros. Isso porque, após um ano totalmente online por causa da pandemia, a Mostra retorna em 2021 com um formato híbrido, ou seja, sessões online acessíveis para todos os brasileiros (e estrangeiros) e presenciais, para os paulistanos. Ela terá uma duração de duas semanas, com encerramento no dia 3 de novembro.
Caso tenha sucesso, esse formato deve permanecer para os próximos anos, o que seria uma grande vitória para o festival e todos os amantes de cinema. Já que, as sessões presenciais são importantes por serem a essência da Mostra de SP e também para atrair os principais filmes de festivais, pois as principais distribuidoras não aceitam lançar seus filmes online por medo de vazamentos. Ao mesmo tempo, ter uma boa parte do catálogo online para aluguel por um valor baixíssimo, torna o evento mais acessível tanto para pessoas de São Paulo como de outros cantos do Brasil e do mundo.
Porém, antes de falar sobre alguns filmes presentes no evento deste ano, é bom explicar o que é a Mostra de São Paulo para quem não a conhece. Trata-se de uma espécie de festival de cinema que acontece na cidade de São Paulo todos os anos e traz filmes que ainda não estrearam nos cinemas (muitos deles nem virão a estrear oficialmente no Brasil). Com 264 obras, vindos de mais de 50 países, ela é um dos principais e mais duradouros eventos de cinema do país e traz filmes que estão rodando os festivais pelo mundo, como os principais Cannes, Veneza e Berlim. Por isso, é uma chance única do público de ter com contato com muitas dessas obras.
O evento tem sessões presenciais abertas para todo o público da capital paulista. Mas, por serem poucas sessões para cada filme, todas elas são extremamente limitadas. Vale destacar que ainda não há confirmação dos filmes que só terão sessões presenciais e quais estarão disponíveis no Mostra Play, “serviço de streaming” da Mostra de SP.
Dos filmes abaixo, não tive acesso a nenhum até o momento. Então, a lista será baseada nas minhas expectativas.
Filmes de destaque da 45ª Mostra de SP
Os filmes mais aguardados da Mostra são sempre aqueles que fazem parte da seleção oficial de Cannes e disputaram a Palma de Ouro (principal prêmio de cinema do mundo). Este ano, o evento paulistano reuniu uma grande quantidade de obras que estavam na competição do principal festival de cinema do mundo, assim como outras “mais populares” que também foram exibidas em Cannes, mas fora da competição.
A mais aguardada de todas provavelmente é “A Crônica Francesa”, novo filme do queridinho dos cinéfilos Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) e que era aguardado para 2020, mas foi adiado por conta da pandemia. O longa traz de volta o excêntrico estilo do diretor e é um dos mais esperados no Oscar 2022. Outro diretor mais popular a figurar na lista é Edgar Wright (Baby Driver), que chega com seu terror “Noite Passada em Soho”, protagonizado pela conhecidíssima Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha).
Já entre os filmes que fizeram parte da competição oficial de Cannes, o principal é o vencedor da Palma de Ouro “Titane”, de Julia Ducournau (Grave). A diretora, que foi apenas a segunda mulher a vencer o prêmio mais importante do cinema na história, promete mais um filme polêmico e que foi declarado semana passada como a escolha francesa para buscar uma vaga no Oscar 2022.
Outros filmes aguardados que estiveram em Cannes são: “Um Herói”, de Ashgar Farhadi, “Annete”, de Leos Carax, “Ahed’s Knee”, de Nadav Lapid, “Bergman Island”, de Mia Hansen-Love, “Compartment Nº 6”, de Juho Kuosmanen, “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul, “A Febre de Petrov”, de Kirill Serebrennikov e “Os Intranquilos”, de Joachim Lafosse.
Além disso, os filmes brasileiros exibidos em Veneza e possíveis candidatos do país para o Oscar de Melhor Filme Internacional, “7 Prisioneiros”, da Netflix e protagonizado por Rodrigo Santoro, e “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, são alguns dos nossos filmes de destaque. Isso vale para o aguardado novo longa de Laís Bodanzky, “A Viagem de Pedro” e o curta “Ato”, de Bárbara Paz. Outro curta-metragem aguardado é “Human Voice”, do queridinho Pedro Almodóvar.
Para finalizar, algumas opções “mais alternativas”, mas que valem a pena prestar atenção são: “Ao Cair do Sol”, do mexicano Michel Franco, “Lamb”, de Valdimar Jóhannsson e distribuído pela A24, “The Night”, de Tsai Ming-liang, “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, “A Noite do Fogo”, de Tatiana Huezo e os dois filmes do aclamado Hong Sang Soo, “Encontros” e “A Mulher Que Fugiu.”
Veja a lista completa de filmes da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste link.