“Os Assassinos da Lua das Flores” é o novo filme dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Leornardo Dicaprio e Robert De Niro. Ele conta a história real sobre o extermínio dos Osages que impulsionou a criação do FBI.

O filme foi exibido no Festival de Cannes 2023 e chegará aos cinemas em outubro.

É bom?

“Os Assassinos da Lua das Flores” muda o foco do livro para valorizar os Osages e ironizar com seriedade os assassinos brancos.

Enquanto o livro de David Grann que o filme adapta segue um caráter mais investigativo, focando bastante no lado histórico e na criação do FBI, e deixando a descoberta dos culpados por aquele massacre para o final, como uma descoberta, o longa de Martin Scorsese inverte essa lógica a fim de olhar para aqueles que perderam tudo.

Assim, os assassinos são escancarados desde o início e viram protagonistas. Mas sem aquele fascínio característico do diretor por seus personagens moralmente problemáticos. Aqui, o cineasta ridiculariza esses personagens, porém sem nunca deixar de lado a gravidade de seus atos. É a sordidez branca para a construção da sociedade americana ao custo dos povos originários.

Ao mesmo tempo, o cineasta nunca apenas minimiza os Osages apenas a figuras que sofreram. Eles ganham personalidade, sobretudo na figura de Mollie, e lutam contra aquele sistema que tenta apagá-los do mundo. O olhar de Scorsese não poderia ser mais belo para esses personagens, deixando o FBI apenas como cumpridor de um dever e não como salvadores. É uma aula de adaptação de um dos maiores cineastas vivos.

Os Assassinos da Lua das Flores Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Killers of the Flowers Moon
Data de lançamento: Outubro de 2023
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo Dicaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA