2022 chegou e a incerteza volta a aparecer nos cinemas. Com o aumento do número de casos em todo mundo por causa da variante Ômicron, ninguém sabe ao certo se os filmes programados realmente vão estrear na data prevista. Isso porque, mesmo que os cinemas não voltem a fechar (o que é uma possibilidade), os estúdios e distribuidoras nunca correm o risco de perder dinheiro, então, caso haja uma redução no número de ocupação das salas ou se o público deixar de ir aos cinemas, estes filmes certamente serão adiados.
Dito isso, essa é a minha lista de filmes mais aguardados do ano. Digo isso porque sei que o meu gosto pode ser diferente do de muitos de vocês. O que tentei fazer foi unir filmes mais populares com alguns baseados em diretores, ou seja, mais autorais. Além disso, como sempre, abracei todos os gêneros cinematográficos.
Entretanto, há três asteriscos necessários. O primeiro diz respeito a ser uma lista apenas com filmes dos Estados Unidos, já que são os únicos com uma data de estreia confirmada ou estimada para estrear no Brasil. Segundo, considerei apenas filmes de 2022, e, não, aqueles de 2021 que só chegarão este ano no Brasil. E, por fim, gostaria fazer menções a três filmes que não coloquei na lista por só descobrir posteriormente sobre a a provável estreia. São eles: “The Son”, de Florian Zeller, “Don’t Worry Darling”, de Olivia Wilde e “The Killer”, de David Fincher para a Netflix.
O que estreia em 2022?
Como era de se esperar, este será mais um ano recheado de obras do gênero de super-heróis, tanto no cinema, quanto na TV (farei posteriormente um texto parecido com as séries que mais aguardo). Com isso, os que mais me geram expectativa são, em ordem: “The Batman”, “Homem-Aranha no Aranhaverso 2”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Adão Negro”. Além disso, haverá também “The Flash”, “Aquaman 2”, “Shazam 2”, “Thor: Love and Thunder”, “Homem-Formiga: Quantunmania” e “Pantera Negra 2”, os quais eu não tenho tanta expectativa.
Outros dois gêneros que prometem são o terror e a ação. Grandes nomes do terror atual, como Robert Eggers (The Northman), Jordan Peele (Nope) e Ari Aster (Disappoitment Blvd.) estrearão seus novos filmes (que os nomes estão entre parênteses). Além disso, o novo e ótimo “Pânico 5” está nos cinemas. Já na ação, apesar do adiamento de “John Wick 4”, ainda teremos o sétimo “Missão Impossível”, uma franquia que só melhora a cada filme, “Uncharted”, baseado em uma das melhores séries de jogos de video game, e “Bullet Train”, novo filme de David Leitch (“Atômica”, “Deadpool 2”).
Já entre os mais autorais, além dos três citados acima, teremos as novas obras do gênio Martin Scorsese (“Assassinos da Lua das Flores”), do subestimado Andrew Dominik (“Blonde” para a Netflix), além dos queridinhos do Oscar Damien Chazelle (“Babylon”) e David O. Russell (projeto ainda sem nome).
Assista abaixo a minha lista completa com os filmes que mais aguardo para 2022: