“Os Mercenários 4” dá sequência a franquia nove anos após o terceiro, sem o retorno de boa parte do elenco original.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Os Mercenários 4” é esvaziado em seu elenco e parece uma paródia não intencional de si mesmo.

Apesar de não serem grandes coisas, os outros da franquia até então sabiam brincar consigo mesmos ao usar esses atores brucutus do cinema de ação dos anos 80 para criar uma autoironia, fazendo dos personagens personas desses mesmos atores. Além disso, as diversas participações especiais vinham no sentido de trazer esse charme pela referência ou por colocar aqueles atores em situações inesperadas.

Claro que no meio de tudo isso, como era nos anos 80, sobravam estereótipos e fetichizações para lá de questionáveis. Mas os filmes, mesmo com execuções para lá de genéricas, tinham essa graça meio ultrapassada.

O quarto chega então para tentar surfar a mesma onda, inclusive mantendo a fetichização por meio de Megan Fox e da personagem com cara de video game. Mas, no fim, é esvaziado pela falta de novas participações e pelo sumiço de várias anteriores. Vira uma paródia sem graça de si mesmo, com piadas amplamente repetidas, cenas constrangedoras com atores que nem filmaram no mesmo dia e uma ação tão mal decupada que dói ver nomes como Tony Jaa e Iko Uwais sendo tão mal aproveitados.

Os Mercenários 4 Análise do Filme 2

Nota:148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Expend4bles
Data de lançamento: 21 de setembro de 2023
Direção: Scott Waugh
Elenco: Jason Statham, Sylvester Stallone, Megan Fox
Gêneros: Ação
Nacionalidade: EUA