Com a impossibilidade de realizar a parada LGBT de forma presencial por causa da pandemia, muitos países realizaram o protesto de forma virtual e não contaram com o mesmo privilégio de um certo país asiático que, por ter controlado o novo coronavírus, conseguiu se tornar o único país do mundo a realizar evento comemorativo à diversidade nas ruas. A Parada LGBT em Taiwan foi, portanto, uma chama de esperança para que dias melhores possam sobrevir ao mundo como um todo e que seja possível novamente ir às ruas para se comemorar a diversidade sexual.

Cookie Drag, uma drag queen francesa, falou da importância do momento, principalmente diante desse cenário que se instalou em todo o mundo em 2020. À agência AFP, ela afirmou estar representando os LGBTs da França, já que a Parada LGBT em Taiwan foi a única realizada presencialmente no último dia 29, um dia após ao Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex) e que é celebrada todos os anos mundialmente, fazendo lembrar o ocorrido em Nova Iorque no ano de 1969.

A Praça da Liberdade, em Taipei, capital de Taiwan, recebeu centenas de pessoas cujos rostos continham o desenho do arco-íris. Além disso, esse também foi um momento de solidarização com todos os outros países que não puderam comemorar a data nas ruas, por isso, muitos dos participantes tinham consigo cartazes com os nomes das principais cidades onde também haveria o desfile caso não houvesse a proibição em prol da saúde pública.

O mais curioso aqui é que, em Taiwan, essa data é, em geral, comemorada na segunda metade do ano, em 2020, porém, a comunidade decidiu pela antecipação da comemoração do evento que marca a diversidade e isso em virtude dos locais onde isso não foi possível.

E, caso ainda não saiba, Taiwan é o único país da Ásia onde o casamento LGBTQIA+ é legalizado.

Confira abaixo algumas fotos registradas da Parada LGBT em Taiwan, único país do mundo a realizar evento comemorativo à diversidade nas ruas. #VivaaLiberdade #PRIDE #OruglhoLGBTQIA #DigaNãoAoPreconceito

Veja esses posts também: