Projeto “Lave o Dito Cujo”: aprenda a forma correta de lavar o seu pênis através de ilustrações incríveis
Você sabia que, de acordo com dados oficiais de 2020, cerca de 1600 homens perdem o pênis por falta de higienização? Pois é, o câncer de pênis tem interferido diretamente na vida de diversos brasileiros que não tomam os devidos cuidados com o órgão sexual e, numa tentativa de incentivar a higienização masculina, resolvemos destacar aqui o projeto “Lave o Dito Cujo” (@laveoditocujo), que visa ensinar, através de ilustrações incríveis de alguns artistas, a lavar o ‘dito cujo’ e, com isso, evitar doenças e, sobretudo, a amputação de seu pênis.
Iniciativa em prol da prevenção
Mas esse é um tipo de problema que poderia ser evitado. O câncer de pênis poderia ser drasticamente diminuído se, com medidas simples de higienização e informação, os homens se preocupassem mais com a prevenção contra doenças no órgão genital. É justamente em desconhecer a gravidade do problema que mora todo o perigo: a negligência pode ter lá seu preço e levar à amputação parcial ou total do pênis.
A fim de dinamizar as informações em prol da prevenção, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) criou o projeto “Lave o Dito-Cujo”, que possui a missão de conscientizar os homens sobre a importância de higienizar regularmente o pênis. O mais legal disso é que a ação acompanha uma espécie de calendário ilustrado e se utiliza de artes de diferentes artistas e nomes populares dados ao órgão masculino para promover uma mensagem de alerta sobre a doença.
Se quiser acompanhar melhor o projeto da empresa responsável pelo Novembro Azul (maior campanha nacional de conscientização da saúde masculina) e se conscientizar mais a respeito da importância da ação, siga o perfil @laveoditocujo, pois serão publicadas 366 artes, uma por dia, ao longo de todo o ano.
“No Brasil, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. A falta de informação e a dificuldade em ter atendimento médico fazem com que os homens cheguem ao sistema com a doença em um estado avançado”, afirma a presidente do LAL, Marlene Oliveira, também criadora da campanha Novembro Azul.
Através de uma mensagem descontraída, o projeto “Lave o Dito Cujo” busca alcançar o máximo possível de brasileiros, principalmente aqueles que muitas vezes não contam com o privilégio da informação. Além disso, ele conta com a parceria de artistas como Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro.
Sintomas do câncer de pênis
- Ferida o úlcera persistente
- tumoração na glande (cabeça do pênis), na pele que cobre a cabeça do pênis ou no corpo do pênis
- secreção branca (esmegma)
- aumento anormal do tecido da cabeça do pênis
Importância da prevenção
A limpeza diária do órgão com água e sabão é a maneira mais eficaz de se evitar câncer de pênis. A medida, apesar de simples, é constantemente negligenciada pelos homens, em especial, quando estamos falando de relações sexuais e masturbação. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a popular ‘circuncisão’ (cirugia de fimose) é normalmente realizada na infância e se destaca como fator contribuinte e eficaz na prevenção. E, claro, não podemos deixar de fora a utilização de preservativo, imprescindível em qualquer relação sexual e que diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer de pênis, por exemplo, estão mais associados do que se imagina.
Que fique registrado aqui o valor que damos ao acesso à informação e, como é de costume, buscamos democratizá-lo a fim de que todos possam ter mais acesso e, neste caso, os homens cuidem melhor da sua própria saúde. Berimbau, mini me, mandioca, cacetete, colosso, pimel, babão, penca, minhocão, malaquinas, morango com pescoço, manguito, bilola, pau… Esses são alguns dos nomes atvravés dos quais conhecemos o tão famoso pênis. Conheça mais sobre o Projeto “Lave o Dito Cujo” e aprenda como lavar o seu pênis através de ilustrações incríveis.
Veja também: