ALGUNS ESTÃO VENCENDO – OUTROS NÃO

paises estao vencendo o coronavirus 1

Em Maio de 2020, criamos uma primeira versão desse post mostrando quais países estavam vencendo o coronavírus, e através do site End Coronavírus mostrando gráficos de como alguns países estavam lidando com a pandemia do covid 19.

O virus que surgiu na China no fim de 2019 e chegou em todos os 193 países do mundo, registrando até então mais de 99 milhões de infectados e mais de 2 milhões de mortes. Países como EUA, Brasil, Rússia e Índia são os mais afetados no momento, enquanto outros, estão sendo atingidos pela segunda onda e passando por novos confinamentos.

É aí onde a nossa comparação começa.

Em Maio de 2020 quando fizemos esse post, os números registravam 6 milhões de infectados e 360 mil mortes. Ou seja, em 8 meses, o número de mortes ocasionadas pelo covid aumentou em 500%.

No Brasil, a pandemia até então ainda estava começando, registrando em Maio 28 mil mortos por causa do vírus. Hoje em dia, 8 meses depois já se passaram dos 215 mil, e quase 9 milhões de infectados.

Já em Portugal, o país registrou mais 275 mortes por covid-19, o maior número de óbitos diários desde o início da pandemia, e 11 mil novos casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo registrado 600 mil casos e 10 mil mortes segundo o relatório de situação da Direção-Geral da Saúde.

Clique para ampliar:

Brasil x Coronavírus

Quais paises estao vencendo o coronavirus 1

Mesmo com a vacinação tendo iniciado no Brasil, após muito custo e protestos do governo atual, o processo de imunização da população ainda irá demorar meses, e a própria sociedade tem que estar ciente de que os cuidados tomados ainda devem ser mantidos por todos (principalmente os de higiene!!1!).

O Brasil registou nas últimas 24 horas, 28 mil novos casos e 592 óbitos devidos ao vírus, chegando ao total de 217.081 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.030. Grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro foram as mais atingidas até agora, mas muitas regiões do país têm feito poucos testes, o que indica que os números reais da pandemia são muito maiores que os oficiais.

O Brasil é um dos líderes em acréscimos de mortes diárias e casos no mundo. Oito estados estão com alta nas mortes: Alagoas, Amazonas, Goiania, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima, Rondonia e Tocantins.

Brasil, 24 de janeiro

  • Total de mortes: 217.081
  • Registro de mortes em 24 horas: 606
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.030 (variação em 14 dias: +3%)
  • Total de casos confirmados: 8.844.600
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 28.487
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 51.642 por dia (variação em 14 dias: -5%)

casos dos estados no brasil coronavirus

Conheça mais os países que estão vencendo o coronavírus:

Clique no gráfico para conhecer os detalhes de cada país. De acordo com o site End Coronavírus:

PAÍSES QUE VENCERAM O COVID-19

Quais paises estao vencendo o coronavirus 2 1

PAÍSES QUE ESTÃO QUASE LÁ

Quais paises estao vencendo o coronavirus 3 1

PAÍSES QUE PRECISAM AGIR

Quais paises estao vencendo o coronavirus 4 1

O BRASIL

brasil coronavirus

Quais são os critérios de classificação?

Para conter completamente o vírus, novos casos por dia devem ir a zero. Os países verdes estão nesse ponto ou estão muito próximos. Os países amarelos são aqueles que podem chegar a esse ponto dentro de um prazo razoável. Eles ainda precisam diminuir para ficar verde. Os países vermelhos estão indo na direção errada, permanecendo constantes ou caindo muito lentamente.

Embora algumas curvas amarelas possam parecer semelhantes às curvas verdes, a comparação do número total de novos casos por dia geralmente explica as diferenças na classificação.

Antes que alguém pergunte e compare os casos per capita, o site explica que a fração da população infectada não é o que importa. Se um país tem 100 novos casos por dia, isso fornece muitas rotas para a propagação do vírus. Não importa se a população é de 1.000.000 ou 10.000.000.

Os bloqueios prejudicam a economia, que por sua vez pode causar muitos problemas. Desemprego, Sofrimento Psicológico e Dano Econômico a longo prazo precisam ser considerados ao decidir como agir.

Isto é absolutamente verdade. Há mais fatores em jogo aqui do que apenas a saúde física de indivíduos e comunidades.

No entanto, ter interrupções econômicas que duram várias semanas é uma estratégia de resposta historicamente validada que é tão antiga quanto a história. Um bloqueio curto e difícil salva a economia e a saúde da população. Se o bloqueio não estiver funcionando muito bem e os novos casos não desacelerarem, a estratégia seria fortalecer o bloqueio, em vez de levantá-lo.

O preço que um país paga pela reabertura muito cedo pode ser incrivelmente alto. Quantidades maciças de mortes, um sistema de saúde em colapso e vários bloqueios causariam grandes quantidades de danos e devem ser evitados.

Veja esses posts também: