Esporte não é só aquele que exige competências atléticas de um praticante. Embora o termo seja sempre associado às modalidades mais convencionais como o futebol, basquete, vôlei, tênis, atletismo e muitos outros, também são enquadradas nesse grupo aquelas atividades consideradas mentais, cujo desempenho está ligado às capacidades cognitivas de uma pessoa.
Fundada em 19 de abril de 2005 e membro da Associação Geral das Federações Esportivas Internacionais, a Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA, na sigla em inglês) é a entidade que rege e engloba as federações internacionais de cinco modalidades intelectuais: o xadrez, damas, poker, bridge e go. No Brasil, o quinteto também foi reconhecido como esporte pelo governo federal, em 2017.
Essas atividades compõem os Jogos Mundiais de Esportes da Mente, realizados a cada quatro anos, desde 2008, paralelamente aos Jogos Olímpicos de Verão. Além disso, anualmente, desde 1997, são realizadas as Olimpíadas da Mente, que contam ainda com outras modalidades como gamão, banco imobiliário e tetris.
Mas, afinal, quais são as principais regras, categorias, características e particularidades que definem cada um dos cinco esportes da mente?
Xadrez
Desenvolvido no sudoeste europeu a partir de origens persas e indianas, o Xadrez Ocidental, como é mais conhecido nos tempos atuais, nasceu durante o período do Renascimento, no século XV. O jogo disputado em um tabuleiro de 64 casas tem suas regras mais recentes adotadas em 2005 pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Além da versão clássica, a modalidade possui uma série de variantes, sendo a maioria delas originadas em países asiáticos, como o Japão, Coreia do Sul, China, Tailândia e Myanmar. Enquanto o xadrez clássico é disputado em tabuleiros retangulares (geralmente de 8×8 a 16×16), as outras versões acontecem em quadros tridimensionais, bidimensionais e outros fora do comum, com formatos mais esdrúxulos. Na Europa existe até o Campeonato Mundial de Xadrez de Mergulho, disputado debaixo d’água.
Damas
Apesar de também consistir em comer peças do adversário e de ser disputado em um tabuleiro parecido, o jogo de Damas em nada tem a ver com o xadrez. Sua origem remonta ao Egito antigo, por volta de 2000 a.C. Enquanto no Brasil e em Portugal se usa o quadro com 64 casas (8×8), a versão mais conhecida pelo mundo utiliza um campo com 100 casas (10×10).
Além das versões oficial, brasileira e portuguesa, existem as variantes italianas, inglesas, russas, turcas e o famoso perde-ganha, que, ao contrário da ideia original, vence aquele que ficar sem peças primeiro.
Poker
Último dos atuais cinco esportes da mente a entrar para o seleto grupo, em 2010, o poker é uma das modalidades mais famosas do mundo, praticada por muitas celebridades, e até cursos para aprender a jogar poker têm ganhado bastantes adeptos, inclusive no Brasil.
Uma de suas principais características é a diversidade de classificações, podendo ser disputado em diferentes categorias, cujas regras do jogo podem variar em cada tipo de partida, desde a distribuição de cartas até as jogadas e apostas. São ao todo quatro mãos utilizadas no poker: ‘Tradicional High’, ‘Ace To Five’, ‘Deuce To Seven’ e ‘Badugi’.
Bridge
Também conhecido como o “xadrez das cartas”, o Bridge é disputado por duas duplas e caracterizado pela estratégia e comunicação entre os competidores. Apesar de a primeira parte ser denominada como “leilão”, em nada o título tem a ver com sorte ou azar, mas com habilidades de memória, lógica e probabilidade. Depois, na segunda rodada, conhecido como carteio, a parceria vencedora da etapa inicial deve cumprir objetivos, enquanto os adversários devem impedi-los.
Ainda pouco conhecido no Brasil, país ao qual chegou após a Primeira Guerra Mundial, o jogo tem origem inglesa e é bastante popular nos Estados Unidos, China, Israel, França, Itália e Polônia.
Go
Originado na China Antiga há mais de 2,5 mil anos, o Go é um jogo estratégico bastante praticado no leste asiático e consiste em cercar o máximo possível do território adversário com suas peças. Diferentemente do xadrez e das damas, o tabuleiro inicial deve estar vazio e a partida vai se desenvolvendo conforme mais peças vão sendo colocadas. A crescente popularidade do esporte na internet o tem levado ao gosto de praticantes em várias partes do mundo, como nos Estados Unidos e na Europa.