Além do ótimo gosto por leitura e entretenimento, muitos leitores aqui do blog também possuem uma segunda coisa em comum: gostam de jogos!

Não apenas jogos de videogame, mas também jogos de computador online! Afinal de contas, quem nunca perdeu uma noite fazendo um corujão em uma lan house enquanto jogava Counter-Strike?!

Para esses viciados em FPS – First Person Shooter, ou em português, Tiro em Primeira Pessoa – é muito importante ter um teclado adequado para jogar à altura de qualquer oponente.

Para determinar qual o teclado ideal para o seu tipo de jogo, é importante considerar os seguintes critérios: plug & play (que elimina a necessidade de serem instalados novos drivers), tempo de resposta rápido, não transmitir double-click (o famoso clique duplo), sistema anti-ghosting (para garantir que o teclado não irá travar quando tiver muitas teclas pressionadas simultaneamente) e total resistência… afinal de contas, você pode descer o dedo, mas o teclado tem que permanecer intacto, certo?!

Tendo todos esses pontos garantidos, é hora de pensar no tipo de sistema do teclado: Membrana, Mecânico ou Óptico.

teclado

Teclado de Membrana

Para começar, esse não é o tipo de teclado para você, jogador.

O sistema de membrana é utilizado apenas em teclados convencionais. Ao digitar uma letra, a pressão faz com que as membranas ao redor encostem umas nas outras, fechando um circuito e enviando o sinal ao computador. Com isso, quando muitas teclas são pressionadas ao mesmo tempo, são ocasionados constantes erros de comando durante o jogo.

A vantagem do teclado de membrana está no combo “valores e barulho”, pois esse tipo de teclado tem um valor muito mais acessível no mercado e é silencioso em comparação aos outros modelos.

Qual o melhor teclado gamer para jogar FPS

Teclado Mecânico

Agora sim, começamos a falar sobre teclados para gamers!

teclado switches mecanicos

Os mecânicos possuem em cada tecla um conjunto de interruptor e mola próprio para enviar o sinal, resultando em uma resposta mais clara ao movimento do jogador e ação em jogo.

Eles são os melhores para essa área por serem mais robustos, possuindo teclas que fazem mais barulho (é, eu sei), porém com mais precisão em cada tecla. Além disso, esses teclados têm a durabilidade superior a outros modelos. Claro, devido a tanta qualidade, o valor do produto é afetado e ele acaba sendo mais caro.

Os teclados mecânicos funcionam por meio de switches embaixo de cada tecla, parecidos (mas não iguais) com as antigas máquinas de escrever. De acordo com o tipo de switch, o teclado pode fazer mais ou menos barulho e ter uma resposta mais ou menos demorada ao toque. Escolhendo o switch certo, isso não será um problema.

Já para obter a maior qualidade do teclado gamer, é ideal conhecer o modelo do switch que as teclas possuem, podendo ser Cherry MX Black, Red, Brown, Blue, Green e Clear. Esses mecanismos se diferenciam, basicamente, pela resistência da mola, sendo o modelo Black o mais suave e o Clear o mais duro.

Teclado Óptico

O óptico é a evolução do mecânico e se diferencia por utilizar luz como resposta aos cliques, pois transmite os comandos por laser.

teclado optico 2

Basicamente, os teclados ópticos levam vantagem por substituírem parte dos contatos elétricos pela comunicação óptica, ou seja, os dados são transmitidos através de pulsos de luz (como ocorre na fibra óptica).

A vantagem mais significativa do teclado óptico é que a luz não tem resistência do material, tampouco terá problemas de desgaste ou ferrugem ao longo do tempo. Outro detalhe importante é que o switch AORUS K9 é à prova de respingos d’água, o que impede danos sérios em caso de leves acidentes. E há ainda uma terceira vantagem muito boa: a possibilidade de troca do switch individualmente em cada tecla.

Os principais resultados dessa tecnologia são mostrados diretamente no processamento de comandos de apenas 0,03 milissegundos. Os teclados mecânicos mais avançados conseguem 5 milissegundos e alguns mais simples marcam até 20 milissegundos.

Veja esse vídeo promocional do novo teclado óptico da Razer e entenda mais o que está por vir.

Afinal de contas, qual teclado comprar?

ornata gif

Agora que você já sabe a diferença entre cada um dos tipos de teclados, chega aquela famosa pergunta: Qual comprar?

Investir em modelos de qualidade, de ambos os periféricos, não vai sair muito barato, mas o custo-benefício a longo prazo vale muito a pena.

Nós separamos 3 tipos de teclados mais famosos que estão no mercado hoje em dia, para te dar um caminho do que procurar na hora de comprar o seu.

HyperX Alloy Elite RGB

Essa nova linha da HyperX traz um mecânico perfeito para os gamers que valorizam tanto o estilo quanto o produto que estão usando.

Sua estrutura sólida em aço foi preparada para resistir ao teste de tempo e permanecer com a mesma rapidez com o passar dos anos.

O jogador ainda tem a possibilidade de personalizar seu teclado ou teclas individuais com iluminação RGB dinâmica, simplesmente configurando através do software HyperX, além de trazer várias teclas de recurso multimídia com botões exclusivos para mídia e grande botão de volume.

Corsair K68

Você pode estar jogando debaixo de uma tempestade, que ainda assim esse teclado vai dar conta do recado e não te deixar na mão.

Ele é resistente à água e à poeira, com comandos de tecla 100% CHERRY MX, para que você continue jogando, não importa o que aconteça.

O teclado também possui iluminação de cada tecla, sendo possível personalizá-la de forma praticamente ilimitada ou através dos diversos efeitos pré-instalados.

Seu sistema Anti-Ghosting também promete a detecção do acionamento de cada tecla individualmente. Independentemente da velocidade das ações ao jogar, o acionamento de cada tecla é registrado de maneira correta.

Logitech G513 Carbon

A mais nova criação da Logitech, que promete a combinação entre desempenho, tecnologia e qualidade.

O G513 é um teclado mecânico RGB para jogos que traz teclas mecânicas Romer-G. Ele é feito a partir de liga de alumínio-magnésio 5052, garantindo uma longevidade maior ao produto e fornecendo um chassi resistente e antiderrapante.

Seu switch mecânico Romer-G Tátil tem a taxa de resposta de 1ms e seu espectro RGB, sendo possível customizar cada tecla e criar efeitos próprios de animação RGB ou escolher os efeitos e animações pré-definidos. Já com a nova tecnologia LIGHTSYNC, a iluminação é direcionada aos games, proporcionando a experiência RGB mais imersiva de todos os tempos.

O teclado ainda promete a opção de “Macros Programáveis”, para programar funções personalizadas e comandos macro em F1-F12, tornando práticas algumas funções de jogos, no qual é possível programar comandos complexos, como uma série de ações temporizadas ou feitiços, utilizando apenas uma tecla.

Mouses e Fone de Ouvido

Nesse post não focamos no tipo de Fone de Ouvido ou Mouse que você deve ter para incrementar o seu kit gamer, como o mouse específico para shooter, Mouse para MMO ou MOBA com muitos botões ou até os Mouses híbridos. Caso deseje, nos informe, que preparamos uma segunda versão desse post para você também!

kit gamer 2