Embora ocupe 75% de nossa concentração mental para qualquer atitude que tenhamos (inclusive nesse momento, ao você ler esse texto e imaginar um elefante, cavalo, bolinha) a visão é um dos centros principais para despertar os outros quatro sentidos que possuímos.
Através da visão, em milésimos de segundos conseguimos rapidamente responder questões sobre formas geométricas, dimensões, espaço e tamanho de tudo o que está ao nosso redor. Incluindo as cores!
De acordo com a professora norte-americana Diana Derval, especialista em neuromarketing, as nuances das cores que os seres-humanos enxergam depende do número e da distribuição de cones no nosso olho, que varia de pessoa para pessoa.
Os cones são as células temos em nossos olhos, sensíveis a luz direta (por isso você fica tão incomodado quando olha para uma luz muito forte) e o responsável por receptar as cores que enxergamos. Apenas 25% das pessoas têm um quarto cone e conseguem ver as cores como elas são.
Baseado nisso, foi criado um teste para propôr o tipo de visão que você possuí, com uma tabela diferenciada por uma gama de cores, nuances e contrastes.
Quantos tons de cor você consegue ver nesse arco-íris?
Quantas cores você viu?
Confira os resultados:
Menos de 20 cores: dicromata
O indivíduo com essa característica possui apenas dois tipos de cones. Cerca de 25% da população é dicromata.
Entre 20 e 32 cores: tricomata
Nesta condição a pessoa detém três tipos de cones (verde, vermelho e azul/violeta). 50% da população é tricromata.
Entre 33 e 39 cores: quadricromata
A pessoa possui quatro tipo de cones (azul, verde, vermelho e amarelo). 25% da população é quadricromata.
*Se tiver visto mais de 39 cores: Coce os olhos e conte novamente.
Agora se quiser relaxar um pouco o olho, clique na galeria de fotos e aproveite.