
Há mais de 30 mil anos, homens e animais formam uma das amizades mais bonitas que é possível encontrar nessa vida. E como tudo na vida evolui e muda, os cães passaram por diversas mutações, especialmente após o processo de domesticação destes animais, quando passaram de lobos selvagens a companheiros fiéis do homem.
A teoria mais aceita até hoje diz que os primeiros cães domesticados eram lobos que se aventuraram nos assentamentos humanos para se beneficiar dos restos de alimentos. Por sua vez, os homens pré-históricos também tiravam proveito dessa aproximação, pois tinham proteção e companhia para caça. A aparência dos protocachorros começou a evoluir, ganhando características como redução do tamanho da cabeça, olhos e orelhas caídas e rabo abaixado, entre outras, o que conferiu a eles um aspecto de eternos filhotes e, consequentemente, nada ameaçadores. Além dos traços físicos, eles alteraram o comportamento, provavelmente influenciados pela coabitação com humanos.
A reprodução seletiva nos mostra como essas raças de cachorros mudaram ao longo do tempo. Confira!
Pug
O Pug é, sem dúvidas, uma das raças que mais sofreram modificações. Embora tenham o mesmo tamanho de um século atrás, eles foram criados para ter olhos maiores e narizes achatados, que acabaram gerando alguns problemas respiratórios.
Basset Hound
O basset hound moderno tem patas traseiras mais curtinhas, orelhas muito mais compridas, focinho mais curto e pele com mais dobras do que antes.
Bull Terrier
O focinho do bull terrier ficou mais curto, mas as mandíbulas e a ponta do nariz ficaram maiores. As pernas estão mais curtas e o corpo ficou mais musculoso atualmente.
Dachshund
O salsichinha do século XXI tem o focinho e o corpo mais compridos, o tórax mais largo e as patas traseiras mais curtas.
Pastor Alemão
Durante os últimos 100 anos, os pastores alemães se tornaram maiores, com pêlos mais longos e grossos. A estrutura corporal também sofreu alterações e o peito ficou mais largo.
Boxer
O corpo do Boxer mudou bastante, e seus focinhos antigamente eram mais compridos e mais voltados para baixo do que são hoje.
Dogue Alemão
O Dogue Alemão continua com suas tradicionais pernas compridas, mas o focinho mudou um pouco. Além disso estão bem mais pesados: dos antigos 55 kg há um século, passaram para os atuais 80 kg.
Mastim Napolitano
Os cães da raça Mastim Napolitano eram grandes, ágeis e poderosos. Hoje em dia, esses cães continuam grandes e poderosos, mas não tão ágeis. Na aparência a face do cachorro mudou bastante, aumentando a pele em volta da boca
Chow-Chow
A raça Chow-Chow é uma das mais antigas que existem e foi criada para ser cão de guarda. No início, os cães dessa raça tinham pelo mais curto e o focinho maior do que os de hoje em dia
Shar Pei
De origem chinesa, o Shar Pei mudou bastante desde sua criação. A transformação mais notável foi o excesso de pele. Na época em que foi criado, o Shar Pei era pouco enrugado
São Bernardo
Os cães da raça São Bernardo, com a evolução de sua espécie, passaram a ter uma quantidade exagerada de pele, apresentam dificuldade em manter a temperatura corporal.
Bulldog Inglês
A raça Bulldog foi criada para lutar com bois. Sua agilidade quase desapareceu com seu novo tipo físico. O buldogue tinha a cara achatada e o corpo musculoso. Hoje em dia, os cães dessa raça são gordinhos e têm a pele um pouco enrugada
Veja também: