“Red – Crescer é uma Fera” é o novo filme animado da Pixar, dirigido por Domee Shi, e chega direto para o Disney+, sem nenhum custo extra.

Vale a pena assistir?

“Red” conta a história de uma garota que se transforma em um panda vermelho gigante quando apresenta fortes emoções. Então, ela descobre que se trata de uma maldição de sua família e que pode ser subvertida com um ritual em dias específicos.

O filme usa da cultura chinesa e a sua relação com o panda para criar uma metáfora para com as mudanças vividas pelos adolescentes e dificuldade em lidar com elas. Ao centrar em uma personagem feminina, fica mais clara a relação com a menstruação e mudanças bruscas no corpo.

Red Crescer e uma Fera Disney 2

Mais uma vez a Pixar justifica o seu alto orçamento ao apresentar uma animação cheia de detalhes visuais e sutilezas. Isso fica claro na forma como o plano de fundo é sempre rico em acontecimentos, assim como o trabalho de cores e na simulação da câmera.

Por outro lado, há sim uma certa fragilidade na forma em como a cultura chinesa é trabalhada aqui, sob os moldes ocidentais. Aos poucos, a Pixar vem perdendo a sua riqueza temática e narrativa e vem se transformando em uma mera extensão da Walt Disney Animation.

Em muitos momentos esse interesse pela cultura chinesa não soa genuína. Assim como em “Shang-Chi” e “Encanto”, parece que a escolha por abraçar outras culturas, como a latina e a chinesa, é puramente comercial, a fim de vender bonecos e histórias para países e sociedades que crescem e consomem cultura pop. Isso fica claro se tivermos em vista que a China representa a maior bilheteria do mundo atualmente.

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Turning Red
Data de lançamento: 11 de março de 2021
Direção: Domee Shi
Elenco: Rosalie Chiang, Sandra Oh
Gêneros: Animação
Nacionalidade: EUA