“I Know This Much Is True” segue o padrão clássico de minisséries da HBO: 10 episódios ou menos e todos dirigidos pelo mesmo diretor, ao contrário das séries, que tendem a ter mudanças na direção e no roteiro de um capítulo para o outro, enquanto mantém o criador controlando as ações da obra.
Baseada no livro homônimo de Wally Lamb, a nova produção da HBO é controlada pelo cineasta Derek Cianfrance (“Namorados Para Sempre” e “O Lugar Onde Tudo Termina”), que faz a sua estreia na televisão dirigindo e roteirizando todos os episódios. A obra acompanha os irmãos gêmeos Dominick e Thomas Birdsey, ambos interpretados por Mark Ruffalo. O primeiro sofre de esquizofrenia.
Apesar de gêmeos, eles nasceram na virada do ano de 1949 e os poucos minutos que os separam fizeram com que pertencessem a anos distintos, simbolismo que mostra a diferença entre ambos apesar de quase iguais fisicamente. E digo “quase iguais”, pois Ruffalo consegue fazer um trabalho impecável ao diferenciar os dois, tanto na voz (timbre e maneira de falar) quanto no corpo, com o cavanhaque e a diferença de peso (ele engordou para fazer um dos personagens).
Então, a série escolhe por intercalar diferentes momentos do tempo, sobretudo duas linhas temporais com uma distância de três anos. Além disso, há flashbacks que mostram vagamente a infância dos personagens. Na que se passa antes, a mãe dos protagonistas está à beira da morte e Dominick tenta traduzir cartas do seu pai do italiano para o inglês. Já na mais recente, vemos Thomas internado após cortar sua própria mão (em uma bela e chocante cena de abertura), enquanto o seu irmão tenta cuida dele.
Tristeza, Tristeza e mais tristeza
Quem conhece o trabalho de Cianfrance sabe que os personagens de seus filmes têm pouquíssimo espaço e tempo para serem felizes. E em “I Know This Much Is True” não é diferente. O que vemos no primeiro episódio é uma profunda melancolia e solidão permeando os personagens que parecem incapazes de se relacionar acaloradamente.
Isso tudo é marcado pela escolha do figurino e do design de produção com cores mais frias, sobretudo verde e azul, ao mesmo tempo que a fotografia escolhe o azulado predominante. E o visual, apesar de óbvio, é perfeito para retratar a emoção que os personagens estão sentindo. O verde e o azul dominam tanto a tela a ponto de em muitos momentos confundirmos a roupa do protagonista com o cenário.
Além disso, a escolha por planos fechados nos transporta ainda mais para o íntimo e para as emoções (ou falta delas) dos personagens retratados.
Então, o que temos no capítulo de abertura é uma obra difícil e que não vai deixar ninguém alegre. Enquanto estuda a mente de seus personagens, Cianfrance tenta nos prender no mistério do que se passou durante esses três anos.
Assista ao Trailer da Série:
Ficha Técnica:
Título original: I Know This Much Is True
Data de lançamento: 10 de maio de 2020
Direção e Roteiro: Derek Cianfrance
Elenco: Mark Ruffalo, Melissa Leo, Kathryn Hahn mais
Gêneros: Ficção científica, futuro distópico
Nacionalidade: EUA