“Westworld” volta para sua terceira temporada em um episódio que pouco se parece com os dois anos anteriores. Se ficamos presos até então no mundo fantasioso dos parques, agora conhecemos a realidade da década de 2050, principalmente da cidade de Los Angeles. E todo esse mundo novo impressiona, com novas tecnologias, mas que não parecem tão distantes da nossa realidade atual. Destaque também para a parte ambiental, sobretudo os prédios com árvores em seu topo, quase que como uma maneira falsa desses locais de mostrarem que estão respeitando o meio ambiente.
Entretanto o mais interessante do episódio é como ele conversa com o nosso mundo e com os parques que vimos nas temporadas anteriores. Como conhecemos, essa Los Angeles (e todo mundo) segue vivendo o sistema da falsa meritocracia e alimentando a desigualdade social, ainda que essa surja de forma sutil aqui.
Ao mesmo tempo, vemos como as pessoas fazem questão de tentar fugir da realidade e viver embriagados pelas simulações virtuais ou até mesmo fazendo uso de drogas. Então, temos o contraste dessa realidade com a dos anfitriões, que fazem o caminho oposto, se libertando de uma vida de mentira em busca da realidade.
Novo personagem
E é aí que somos apresentados a Cal (Aaron Paul), um ex-militar atormentado pelo passado e que tenta levar uma vida comum de trabalhador. Vendo que essa não é suficiente, acaba fazendo trabalhos ilegais. O que nos remete a mais uma realidade americana, a falta de amparo do estado àqueles que lutaram pelo país.
E é esse personagem que deve ser o nosso fio de esperança por uma humanidade perdida. Podemos não concordar com ele, mas criamos uma empatia imediata, o que é fundamental para torcermos por sua jornada. Ele deve servir também como um contraste para a Dolores (Ewan Rachel Wood), enquanto mostra para essa que nem todas as pessoas são como as que ela conheceu em seus anos de Westworld. Pode ser ele o freio para essa vingança sanguinária que ela vem realizando.
Ainda que completamente diferente das outras temporadas visual e narrativamente, a série segue tendo as discussões sociais e de ficção científica como foco. Pode ser um temporada mais interessante do que a sua predecessora.
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Ficha Técnica:
Título original: Westworld (Westworld)
Data de lançamento: 15 de março de 2020
Criação: Lisa Joy e Jonathan Nolan
Elenco: Ewan Rachel Wood, Aaron Paul, Thandie Newton mais
Gêneros: Ficção científica, futuro distópico
Nacionalidade: EUA