Assista ao trailer do episódio 4 de “Westworld”:

Leia também: Review do Episódio 3

História avança com todos os personagens

A terceira temporada de “Westworld” vinha escolhendo até então focar em dois ou três personagens por episódio. Dessa forma, era possível evoluir sem interrupções os arcos desses. Ao mesmo tempo, ainda ficava no ar se todos estavam no mesmo momento do tempo, já que a série adora confundir o público nesse sentido.

Então, chagamos ao episódio 4 e todos os personagens fortes da série estão presentes. Isso faz com que a série perca um pouco o interesse nas questões filosóficas e dê mais atenção para a evolução da narrativa. Porém, isso acaba sendo efetivo, já que os três primeiros episódio tinham focado mais na construção de uma base sólida para o universo da temporada.

Entretanto, o episódio não se isenta completamente de questões mais profundas. William vive perturbado pelas ações do passado e sofre com uma falta de identidade, por isso o constante uso dos espelhos. Dolores segue pregando uma revolução contra os humanos para o bem de sua espécie, mas, ao mesmo tempo, não confia em nenhum outro host para ajudá-la e prefere criar cópias de si mesma para a missão.

westworld ep 3

Apesar de “independentes”, Maeve e Bernard parecem seguir narrativas prontas por terceiros para eles. Caleb busca sair da narrativa imposta pelo Rehoboam para ele, mas acaba entrando no caminho de Dolores e virando um seguidor de ordens. E Serac, que muitos cogitavam ser um possível herói, se mostra impiedoso ao matar um homem desarmado e dá indícios de que sua busca pelo controle da sociedade pode ser um reflexo do que aconteceu em seu passado.

Portanto, o que temos no quarto episódio é um grande avanço da narrativa ao colocar os personagens para se confrontar direta ou indiretamente. Além disso, a direção se destaca, tanto em cenas de conflito interno (como a de abertura de William), quanto em sequências de ação, sobretudo na luta entre Dolores e Stubbs

Crítica em vídeo:

Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.

Ficha Técnica:

Título original: Westworld (Westworld)
Data de lançamento: 15 de março de 2020
Criação: Lisa Joy e Jonathan Nolan
Elenco: Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Thandie Newton mais
Gêneros: Ficção científica, futuro distópico
Nacionalidade: EUA