“Ruído Branco” é o novo filme de drama e sátira da Netflix, dirigido por Noah Baumbach, que repete a pareceria com Greta Gerwig e Adam Driver.

O filme está nos cinemas e estará disponível na Netflix em 30 de dezembro.

É bom?

“Ruído Branco” mostra um Noah Baumbach que se arrisca, mas se perde no caminho, sobretudo por não abandonar algumas práticas do seu cinema.

Após o excelente “Histórias de um Casamento”, Baumbach mantém sua parceria com a Netflix para adaptar o difícil livro de Don Delillo, uma daquelas obras consideradas por muitos como “inadaptáveis”.

Dessa forma, o cineasta embarca em uma narrativa que em muito lembra Cronenberg e Lynch, mas sem quase nunca abandonar uma sátira mais escrachada e até boba de tão explicativa, semelhante a diretores como Adam Mckay e Ruben Ostlund.

Ruido Branco Analise do Filme 2

Tudo isso, claro, posto em tela sem nunca perder aquilo que há de mais comum no cinema de Baumbach, os longos diálogos de personagens explicando o que sentem e pensam sobre o mundo, o que até funcionou bem no seu longa anterior, mas aqui cai para uma verborragia bem menos profunda do que o cineasta pensa.

Então, ele nos joga nessa viagem de “mortes”. Isso porque, o longa vai abandonando propositalmente tudo que abre, tanto em gêneros, como o filme catástrofe ou as férias desastradas em família, quanto em comentários sociais, como a relação com a Guerra Fria ou as críticas ao capitalismo e as armas nucleares. Por si só, tais escolham vão afastar boa parte dos espectadores. Já que dificultam uma conexão mais profunda.

Porém, a princípio, tal escolha de matar os avanços da história e conversar com o tema central a partir disso até funciona. O problema é que Baumbach tem uma dificuldade tremenda de ir reinventando o seu filme, criando uma série de seguimentos e passando entre eles sem nenhuma naturalidade. Parecem vários filmes inacabados que não sabem qual tom devem seguir.

Nota:148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: White Noise
Data de lançamento: 9 de dezembro de 2022 (30 de Dezembro na Netflix)
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Adam Driver, Greta Gerwig, Don Cheadle
Gêneros: Drama, Comédia
Nacionalidade: EUA