Ursinho Pooh (também conhecido como Dudu-de-Puf, Joanica-Puff, Ursinho Puff e, no original inglês, “Winnie the Pooh”) é um desenho criado pelo escritor inglês Alan Alexander Milne de estrondoso sucesso especialmente depois que apareceu em cores em 1932. O desenho conta a história de um garotinho e seu urso que vivem no Bosque dos 100 Acres e se tornou, ao longo do tempo, um marco na vida de milhões de pessoas.
Veja também: SAUDADES DO URSINHO POOH? RELEMBRE ALGUNS DE SEUS MELHORES MOMENTOS
Edward Ursinho Puff Sanders é o nome verdadeiro do personagem principal e, em novembro de 1931, ele já havia se tornado um negócio de $50 milhões por ano. Ao lado do próprio Ursinho Pooh, outros personagens também se destacam:
- Christopher Robin
- Tigrão
- Abel
- Can
- Leitão
- Guru
- Bisonho
Filmes longa-metragem desenvolvidos
Alguns longa-metragens foram desenvolvidos com base no sucesso do desenho. Confira-os abaixo:
- 1977: The Many Adventures of Winnie the Pooh (trilogia de Honey Tree, Blustery Day, e Tigger Too!)
- 1997: A Maior Aventura do Ursinho Pooh: À Procura por Christopher Robin†
- 1999: Winnie the Pooh: Seasons of Giving
- 2000: Tigrão O Filme
- 2002: Ursinho Pooh: Um Ano Muito Feliz
- 2003: Leitão O Filme
- 2004: A Páscoa de Gurú
- 2005: Pooh e o Efalante
- 2005: O Halloween de Pooh e o Efalante
- 2011: Ursinho Puff
- 2012: “Winnie the Pooh e a Potezinho de Mel – Uma história de encantar”
- 2018: Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (Live Action)
O outro lado da história
Muito provavelmente você cresceu assistindo a este belo desenho da Disney. Apesar disso, devo dizer que, embora tenha encarado o desenho como uma simples animação, alguns comportamentos nos personagens dizem o contrário: “Ursinho Pooh” é muito mais do que aparenta! Caso seja novidade, saiba que cada personagem do desenho foi inspirado em um problema de desenvolvimento neurológico e psicossocial específico. Em um estudo feito pela revista da Associação Médica Canadense, os especialistas sugeriram que cada personagem do desenho animado significava algum grave transtorno mental.
Vamos, então, conferir com mais detalhes a correspondência entre personagens e transtornos.
Ursinho Pooh
Ursinho Pooh, o lendário ursinho de pêlo amarelo dourado e camisa vermelha, sofre de TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade). Esse tipo de transtorno desperta nas pessoas:
- Pensamentos dispersos
- Um seu estilo de vida desorganizado
- Constante esquecimento (sintoma muito comum desta condição).
Tudo isso pode ser observado no personagem principal do desenho ao longo dos episódios.
Christofer Robin
Único humano da trupe, Cristopher Robin é um menino que encara o mundo ao seu redor como algo produzido por sua imaginação. De acordo com a forma que ele enxerga o mundo, há uma teoria que afirma que Robin sofre de esquizofrenia.
Bisonho
Claramente o personagem mais triste do desenho, Bisonho é visto muitas vezes chorando e deprimido. As caracetísticas apresentadas pelo burro cinzento com pernas curtas, orelhas caídas e crina negra apontam para uma grave depressão.
Guru
O pequeno guru sofre de autismo. Isso é possível perceber nas muitas vezes em que ele está distraído, não conseguindo prestar realmente atenção no que está acontecendo ao seu redor. Esse é o motivo que o leva a situações muito perigosas. Outro comportamento que denuncia o transtorno de Guru é quando fica tranquilamente na bolsa da sua mãe e esquece de tudo.
Leitão
Preocupado e super atento a todo o momento, Leitão está sempre à espera de algo acontecer, sintoma recorrente em pessoas que sofrem de ansiedade.
Can
Mãe de Guru, Can sofre de Transtorno de Ansiedade Social. Sempre preocupada com o filho, ela teme perdê-lo e seu cuidado se dá especialmente por seu autismo. Assim, esse é o motivo que a leva dobrar a preocupação, aumentando, assim, ainda mais a sua ansiedade. Para tanto, Can gosta de manter Guru em sua bolsa a fim de protegê-lo do mundo.
Abel
O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) leva às pessoas a quererem tudo ao seu redor organizado. Isso fica evidente, portanto, quando Abel detesta quando qualquer coisa atrapalha a sua organização, levando-o à angústia.
Essas são algumas lições de nosso mundo real que são trazidas para os desenhos, afim de ensinar melhor as pessoas sobre algumas desordens mentais que nos cercam. E você, conhece algum outro desenho que retrate algum desenvolvimento neurológico e psicossocial específico? Conta pra gente!
Veja também: