Stan Lee: conheça 5 fatos sobre o ex-editor-chefe e presidente da Marvel Comics
Você conhece o Sr. Stanley Martin Lieber? Talvez você não imagine que estamos falando da maior lenda dos quadrinhos: o Stan Lee. Escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário, ator norte-americano… Qualidades não faltam ao grande ícone da Marvel.
Ele é o criador de alguns dos nomes mais icônicos da cultura pop. Entre super-heróis queridos pelo público, Lee deu vida a personagens como Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Demolidor, Thor, Dr. Estranho, Os Vingadores, Pantera Negra, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Nick Fury, Homem-Formiga, além de muitos outros.
Seus 95 anos de vida foram bem vividos, diga-se de passagem! O Mestre faleceu em 12 de novembro de 2018 e sua relevância se tornou ainda maior no mundo dos heróis e na vida daqueles que sempre acompanham as histórias. Sua perda foi um grande choque para todos.
O ex-editor-chefe e presidente da Marvel Comics abriu um pouco mais da sua vida em 2015, perto do 75º aniversário da Marvel.
“da forma que nunca foi retratada, como uma história em quadrinhos… ou, se preferir, um quadrinho de memórias”.
Os fatos sobre Stan Lee foram publicados pela Touchstone da Simon & Schuster. Confira!
1. Sua esposa sempre cortava seu cabelo
“Durante toda a minha vida adulta, nunca estive em um barbeiro”, escreveu ele. “Joanie sempre corta meu cabelo.”
2. Sua confiança veio de sua mãe
Segundo Lee, ele lia livros de Mark Twain, Sir Arthur Conan Doyle, Jules Verne, H.G. Wells e outros na infância. E sua sempre observava o que ele fazia: “Eu provavelmente obtive minha autoconfiança pelo fato de minha mãe achar que tudo o que eu fazia era brilhante.”
3. Stan Lee escrevia obituários
Antes de começar a criar os personagens, Lee trabalhava escrevendo obituários ante mortem para celebridades. Ele revelou que o emprego era muito “deprimente”, por isso, o deixou.
4. Capitão América foi a primeira criação de sucesso do escritor
Quando teve a ideia de escrever sobre o Capitão América, havia uma semana que ele estava na Timely Comics e foi sob o pseudônimo de Stan Lee. Ao escrito de duas páginas, ele deu o seguinte título: “Capitão América frustra a vingança do traidor”.
Seu primeiro roteiro completo seria em Capitão América, edição 5, publicada em 1º de agosto de 1941.
5. Ele escreveu filmes de treinamento para o exército e trabalhou com Dr. Seuss e Charles Addams
Lee só trabalhou como dramaturgo na Divisão de Filmes de Treinamento, em Queens, após ser transferido do Signal Corps do exército em Nova Jersey.
Dos oito homens com os quais trabalhou, destacam-se o cartunista Charles Addams (criador da Família Addams), autor vencedor do prêmio Pulitzer William Saroyan, além do diretor Frank Capra (A Mulher Faz o Homem [1939] e A Felicidade não se Compra [1946]) e Theodor Geisel, conhecido como Dr. Seuss.
- Veja também: O ÚLTIMO DIA DE STAN LEE – Canal Fatos Desconhecidos
Veja também: