Como faço todos os anos, começo em dezembro os textos mensais sobre o termômetro do Oscar 2023. Farei sempre dois textos por mês, dividindo por categorias de atuação e melhor filme (+ direção, filme internacional, roteiro, animação etc). Este primeiro será sobre Melhor Filme e Direção, e será mais geral.
Assista ao meu vídeo abaixo com os principais nomes para o Oscar 2023 nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção:
Favoritos ao Oscar 2023
Ao contrário de anos anteriores, os festivais do segundo semestre, sobretudo o de Toronto e o de Veneza, marcados por serem grandes prévias para o Oscar, em 2022, deixaram poucos favoritos se comparados ao que geralmente acontece. “Os Fabelmans”, dirigido por Steven Spielberg, é de longe o que mais se destacou, seguido por “The Banshees of Inesherin”, de Martin Mcdonagh, e “Women Talking”, de Sarah Polley.
Com isso, muitos filmes mais populares e do primeiro semestre surgem como grandes nomes para as categorias principais do Oscar 2023. É o caso de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, dos Daniels e principal aposta da A24, “Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski e principal aposta da Paramount e “Elvis”, de Baz Luhrmann e principal aposta da Warner.
Além disso, outros filmes a serem lançados também podem aparecer como surpresas de dezembro. É o caso do provável estouro de bilheteria “Avatar: O Caminho das Águas”, de James Cameron, e “Babilônia”, do queridinho da Academia Damien Chazelle.
A grande dúvida fica sobre qual será a grande aposta da Netflix. Geralmente há um filme principal que recebe maior investimento de campanha e marketing. Esse ano os candidatos são: “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” (minha aposta de momento), “Nada de Novo no Front”, “Pinóquio” e “Ruído Branco”.