The Last of Us e Andor, duas das melhores séries recentes, retornam para suas segundas temporadas no mês de abril. A série da HBO já chega neste domingo, dia 13, com o primeiro episódio do segundo ano. Já a de Star Wars para o Disney+ terá seus primeiros 3 episódios lançados juntos no dia 22.

São dois anos desde a primeira temporada de cada uma das séries. Ambas foram extremamente celebradas tanto pelo público quanto por grande parte da crítica.

Assista minha análise da primeira temporada de The Last of Us, para o canal 16mm:

O que esperar do segundo ano de The Last of Us e Andor?

Ainda que seja incerto se The Last of Us seguirá à risca os acontecimentos do segundo jogo (o que deve acontecer) e, principalmente, quantas temporadas serão necessárias para isso, há muito o que aguardar nesse segundo, com a provável reviravolta inicial e apresentação de uma personagem super complexa em Abby. O universo não é um dos principais investimentes da HBO à toa.

Já Andor passa por um processo muito mais nebuloso, tanto comercial, quanto envolvendo seu criador: Dan Gilroy. Após o sucesso absoluto da madura primeira temporada, a Disney repensou os valores gastos nas séries de Star Wars e se o retorno realmente valia a pena.

Além disso, Gilroy parece ter mudado de ideia (pressão do estúdio?) e o que seriam cinco temporadas, contando a vida de Cassian um ano em cada uma delas, agora foi transformado em apenas uma segunda temporada final, que se passará em 4 anos de história naquele universo. A apreensão dos fãs talvez seja justificada.

As séries terão episódios semanais, Andor em blocos de três e The Last of Us um por domingo.