Definitivamente 2020 não foi um ano normal e, dentre todas as áreas afetadas pela pandemia, o cinema foi uma das que mais sofreu. Após meses sem estreias e várias redes fechando as portas, é inegável que este ano não teve obras com tanta qualidade quanto os anteriores. Apesar disso, os piores filmes marcaram seu espaço em grande quantidade, muito disso porque essas geralmente são lançadas nos primeiros meses do ano e acabaram chegando antes dos cinemas fecharem.
Pensando nisso, eu montei uma lista, no meu canal, o 16mm, com os piores filmes de 2020. Nesse Top 10, foram aceitos filmes que estrearam no circuito comercial em 2020. Entre eles estão obras que chegaram aos cinemas brasileiros, que foram disponibilizadas direto para streaming e algumas que só estrearam nos EUA para aluguel.
Assista ao vídeo com a lista completa abaixo:
10- Invasão Zumbi: Península
Sequência direta do filme de 2016, “Invasão Zumbi: Península” não entende as qualidades do seu predecessor e aposta uma ação mal executada e repleta de CGI, ao mesmo tempo que incha sua trama com personagens sem qualquer desenvolvimento. Leia a crítica completa: [Crítica] Invasão Zumbi 2: Península
9- Era Uma Vez Um Sonho
Dirigido por Ron Howard e com Amy Adams e Glenn Close no elenco, “Era Uma Vez Um Sonho” se projetava como um filme para marcar presença no próximo Oscar. O problema é que a falta de desenvolvimento de trama e personagem e o foco forçado apenas em um melodrama exagerado fez com que a obra se transformasse apenas em uma gritaria insuportável e extremamente preconceituosa.
Leia a crítica completa: [Crítica] Era Uma Vez Um Sonho
8- A Última Coisa Que Ele Queria
Se alguém entendeu sobre o que é esse filme, por favor, conte-me. “A Última Coisa Que Ele Queria” é uma produção bem intencionada, mas o resultado é uma bagunça infinita.
Leia a crítica completa: [Crítica] A Última Coisa Que Ele Queria
7- Um Amor, Mil Casamentos
“Um Amor, Mil Casamentos” é uma comédia romântica que não consegue ser engraçada em nenhum momento e o casal central não tem qualquer química. Para completar, todos os personagens são estereótipos insuportáveis e o efeito “Feitiço do Tempo” é trabalhado com uma preguiça jamais vista.
Leia a crítica completa: [Crítica] Um Amor, Mil Casamentos
6- Convenção das Bruxas
O primeiro remake da lista, “Convenção das Bruxas” não consegue ser aventuresco e nem aterrorizante como o original. Mas o pior de tudo é a forma como o péssimo CGI é tratado com mais importância pelo roteiro do que os personagens ou a trama. Dessa forma, a transformação das bruxas, que deveria ser a cena principal do longa, transforma-se em uma grande vergonha alheia. Vou parar por aqui e deixar a atuação de Anne Hathaway apenas para crítica já escrita do filme.
Leia a crítica completa: [Crítica] Convenção das Bruxas
5- O Grito
“O Grito” é talvez um dos filmes mais ofensivos dessa lista, já que é um remake de um reboot em uma franquia que tem apenas um filme bom. Como já era de se esperar, acaba por ser a mesma história mais inchada e com menos habilidade para a construção de qualquer momento minimamente aterrorizante.
Leia a crítica completa: [Crítica] O Grito
4- Artemis Fowl
“Artemis Fowl” é uma fantasia incapaz de criar um mundo mágico minimamente interessante e que aposta nos piores clichês para tentar fazer algum sentido. Além disso, o CGI é lamentável e o protagonista é um dos mais insuportáveis do ano.
Leia a crítica completa: [Crítica] Artemis Fowl
3- Dolittle
Em outros anos, o remake de “Dollitle” seria o primeiro lugar. Esse filme é uma vergonha alheia ambulante com um visual de Playstation 2 e a pior atuação da carreira do Robert Downey Jr.
Leia a crítica completa: [Crítica] Dolittle
2- Ilha da Fantasia
Um terror com aventura e comédia que não consegue aterrorizar e não funciona como diversão. Um filme indeciso e que acaba caindo para vergonha alheia justamente pela falta de uma história minimamente decente para ser contada.
1- The Last Days of American Crime
Mais uma aberração criada por Olivier Megaton, 2h30 de tortura. Como esse cara continua tendo grandes projetos?
Leia a crítica completa: [Crítica] The Last Days of American Crime