“Obi-Wan Kenobi” chega ao Disney+ no dia 25 de maio e será a primeira minissérie dessa nova cronologia de Star Wars. Além disso, será a primeira série em live-action a se passar antes do filme “Star Wars IV: Uma Nova Esperança”. Por isso, nada melhor do que relembrar eventos que serão importantes para a série, além de adicionar acontecimentos dos livros e histórias em quadrinho.
Esse guia levará em consideração personagens e acontecimentos presentes nos dois trailers da série, além de eventos que se passam em momentos próximos a linha cronológica da série.
Assista ao trailer abaixo:
Ordem 66
O primeiro acontecimento que devemos lembrar é a Ordem 66, apresentada no terceiro filme da trilogia prequel, “Star Wars III: A Vingança dos Sith”, e, posteriormente, repetida em outras obras sob outros pontos de vista, como na sétima temporada de “Star Wars: The Clone Wars” e no primeiro ano de “Star Wars: The Bad Batch”.
Trata-se do ponto final no plano de Palpatine para subjugar a República e transformá-la em Império Galáctico. Para isso, ele por anos comandou secretamente os dois lados das Guerras Clônicas, como chanceler da República e mestre do líder separatista e ex-jedi Conde Dookan. Ao ser o responsável pela feitura dos clones que lutariam pela república, Palpatine adicionou, sem que ninguém, além dos Caminoanos, soubesse, um chip na cabeça de cada um desses soldados, que ficaria inativo até o momento chave.
Ao chegar esse momento, Palpatine acionou a Ordem 66, fazendo com que esses clones atacassem e exterminassem os Jedi, com quem lutaram lado a lado por anos. Por terem sido feitos em laboratório, os clones simplesmente não tinham escolha, aquele comando era mais forte do que eles.
Com isso, o evento que ficou conhecido como expurgo jedi, fez com que esses defensores da paz na galáxia fossem vistos como traidores e inimigos da república (tudo parte do plano de Palpatine), ao mesmo tempo que aquela minoria que sobreviveu, teve de ficar escondido.
É o caso de Obi-Wan, que após derrotar Anakin, entregou um dos filhos de seu antigo padawan ao ex-padrasto do jovem jedi. Sabendo que Luke poderia herdar os poderes do pai, Obi-Wan permaneceu próximo, acompanhando o garoto em Tatooine e esperando-o crescer para poder treiná-lo.
Vader x Kenobi
Foram 19 anos desde a Ordem 66 até a Batalha de Yavin, quando Luke Skywalker destrói a Primeira Estrela da Morte do Império (ocorrido no Episódio IV). E foi justamente esse tempo que Obi-Wan passou em exílio, vigiando Luke.
A série se passará quase na metade desse tempo: 10 anos após o expurgo. E já foi confirmado que teremos na série mais um enfrentamento entre Kenobi e seu antigo padawan, agora como Darth Vader.
Há uma possibilidade de que Obi-Wan descubra só agora que Anakin não morreu e siga as palavras de Padmé Amidala, ex-esposa de Anakin, no leito de morte. Ela acreditava que Anakin ainda poderia retornar para o lado da luz. Se Obi-Wan vai tentar trazê-lo de volta ou destruí-lo, só saberemos quando a série chegar.
Vale lembrar que os personagens se enfrentam novamente em “Uma Nova Esperança”, quando o Kenobi se une a força. Lá, eles dizem não se encontrar há muito tempo. Ou seja, o combate da série deve ser a última vez em que eles se veem antes do quarto filme.
Inquisidores
Os inquisidores são personagens que nunca apareceram nos filmes, ou seja, são totalmente do universo expandido canônico. Eles nada mais são do que jedi que se voltaram para o lado sombrio e agora são treinados e comandados por Darth Vader para caçar os jedi sobreviventes e matá-los ou trazê-los para o lado sombrio.
Não há um número exato de quantos inquisidores existem. Já os vimos na série animada “Star Wars: Rebels”, no game “Star Wars: Jedi – Fallen Order” e em livros e HQs, como “Ahsoka” e “Darth Vader: Omnibus”.
No trailer, vemos o Grande Inquisidor, ex-jedi do templo e líder dos inquisidores, e o Quinto Irmão, ambos também aparecem em “Rebels”, que se passa cronologicamente depois da série “Obi-Wan Kenobi”. Além disso, vemos Reva, que deve ser a Terceira Irmã, e nunca havia sido mencionada no cânone até então. Eles devem ser alguns dos vilões da série.
O que assistir/ler?
Para entender a série, é necessário que você assista pelo menos aos seis primeiros filmes, sobretudo do 1 ao 4, que são os que Obi-Wan aparece. Além disso, há obras do universo estendido que podem ampliar o seu conhecimento sobre alguns plots e personagens.
A série animada “Rebels”, que se passa aproximadamente quatro anos após “Obi-Wan Kenobi”, mostra boa parte dos inquisidores em ação, enquanto “Clone Wars” têm muito da relação de Obi-Wan com Anakin e outros personagens que ainda podem aparecer na série.
As HQs lançadas recentemente pela Panini, “Darth Vader: Omnibus” e “Os Diários de Obi-Wan Kenobi”, também são complementos interessantes. A primeira aborda Vader começando a ser o aprendiz de Palpatine e iniciando o treinamento dos inquisidores, enquanto caçam alguns jedi sobreviventes. A segunda são diários deixados por Obi-Wan para Luke durante o seu exílio em Tatooine. Nele consta algumas aventuras e como o jedi fez para proteger o garoto sem que ninguém percebesse.
Outra obra interessante é “From a Certain Point of View” (do quarto filme), que talvez não compense tanto por ser cara e só ter em inglês, enquanto o que nos interessa aqui são apenas umas dez páginas. Nela, descobrimos que Obi-Wan demorou aproximadamente 10 anos para conseguir se comunicar com seu antigo mestre Qui-Gonn Jin, morto por Darth Maul no primeiro filme da trilogia prequel. Isso quer dizer que esse evento bate com a série cronologicamente, então podemos ver o espírito da força de Qui-Gonn na obra que será lançada em breve.