“Um Lugar Bem Longe Daqui” é o novo filme de romance e thriller baseado no livro best-seller de mesmo nome e tem Daisy Edgar-Jones como protagonista.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Um Lugar Bem Longe Daqui” vai agradar os fãs do livro, mas tem sérios problemas em contar uma narrativa fílmica.

O longa de Olivia Newman praticamente rejeita o cinema ao se preocupar mais em narrar os fatos apresentados no livro pelo verbal (diálogos, narração em off com pensamento da personagem, anos escritos em tela etc) do que pela imagem, a essência do cinema.

Assim, o longa vai fazer um passeio por vários anos, sempre com um mistério a ser resolvido. Mas, para isso, vai do suspense ao drama de tribunal para depois adentrar em longos flashbacks sobre os romances da personagem.

E, por mais que a história e o mistério sejam realmente instigantes, Newman pouco o faz em termos de imagem. Pelo contrário, a imagem acaba traindo o filme por diversas vezes.

Um lugar bem longe daqui Analise do filme 2

Um exemplo que pode parecer simples, mas tem um peso relevante é a maquiagem. O filme tem longas passagens de tempo, mas Edgar-Jones parece idêntica com 17 e com 24 anos. Mais do que isso, o longa a vende como uma deslocada, vista na cidade como uma selvagem, sempre suja e sem uma aparência que se encaixasse naquela sociedade. Porém, em um momento ela se arruma e impressiona as mulheres da cidade por isso. Entretanto, isso tem um problema, a maquiagem da personagem é sempre a mesma, a diferença aparece só no diálogo, mas não na imagem.

Dessa forma, a obra se aceita como uma narrativa literária. Uma espécie de livro que usa as imagens só para ilustrar a história, desperdiçando o potencial do cinema. E quem mais sofre com isso é a atriz principal, impossibilitada de atuar, já que uma narração em off diz sempre o que ela pensa, não permitindo a ela demonstrar o que está sentindo.

Nota:148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Where the Crawdads Sing
Data de lançamento: 1º de setembro de 2022
Direção: Olivia Newman
Elenco: Edgar Daisy-Jones, Jason Stratharn
Gêneros: Romance, suspense
Nacionalidade: EUA