Versão negra de personagens de desenhos? O artista Tyron Handy nos mostra como seria
Se existe algo importante nos tempos atuais é a representatividade. O preconceito instalado no mundo parece crescer a cada, então, o que nos resta é sermos representativos e assumirmos quem quer que sejamos. Foi pensando nisso que resolvi destacar aqui essa versão negra de personagens de desenhos feitas pelo artista Tyron Handy e que nos mostra como seriam alguns dos nossos amigos da animação mais conhecidos se fossem de origem afro descendente.
Esse negócio de recriar personagens tá meio que virando moda, né ? E que bom! Para o bem da representatividade, muitos artistas têm reinventado a fisionomia de vários personagens da ficção para aproximá-los ainda mais do público, especialmente das pessoas que compõem os grupos denominados minorias.
Diretamente da Filadélfia, Tyron Handy é o artista responsável por nos presentear com uma belíssima versão negra de personagens de desenhos tão conhecidos por nós e mostra com isso que ser representado é uma questão que vai muito além de aparências ou para ser notado. Simpsons e Family Guy são algumas das recriações de Handy através de trabalho.
“Não havia muitos cartuns em que eu me sentisse representado quando estava crescendo. A maioria dos personagens negros em desenhos animados e programas de TV eram personagens laterais estereotipados e o melhor amigo do personagem principal branco. As crianças negras precisam ser capazes de ver mais representações de si mesmas na mídia”
Apple Dapple Tactics
E o interessante é que, além da versão negra de personagens de desenhos animados, o artista desenvolveu tem seu próprio quadrinho. O Apple Dapple Tactics baseia-se no personagem Ty, um engenheiro de sistemas da Coca-Cola. Dentre as temáticas abordadas pelo autor, falar sobre relacionamentos complicados tem lá seu destaque.
Mais de 42 mil seguidores acompanham o trabalho de Tyron no Instagram. Buscando ser referência para a próxima geração de artistas negros, ele tem o sonho de poder dirigir o próprio estúdio de animação. Ele pretende seguir recriando a versão negra dos personagens para, assim, poder trazer maior representatividade negra para o mundo da animação.
Veja esses posts também:
- Harmonia Rosales: pintora cubana recria obras de arte clássicas com mulheres negras como protagonistas
- #BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam: como a violência policial levantou o mundo contra o racismo
- História do dia internacional da mulher | Terra Negra
- Cientistas negras: mulheres que mudaram o mundo [2]