“1899” é a nova série de ficção científica da Netflix, dos mesmos criadores de “Dark” e que reúne atores de diversas nacionalidades.
A série está disponível na Netflix
É bom?
“1899” caminha entre gêneros a fim de falar sobre identidade, mente e realidade.
A nova série dos criadores de “Dark” (a própria Netflix a vendeu dessa forma) se inicia distante da popular série do streaming, caminhando pelo terror sobrenatural e colocando os seus personagens em uma espécie de navio/purgatório.
Mas, por mais que os elementos de horror permaneçam, assim como os diversos símbolos religiosos (o que também estava presente em “Dark”), a obra vai mudando ao focar nos personagens e estabelecer uma relação de mistério meio Agatha Christie. Com isso, não só começamos a conhecê-los como os vemos como peças de um quebra-cabeça em que todos podem ser culpados de algo, já que deixam claro que escondem muita coisa.
É aqui que a identidade se faz presente mais fortemente. Não só na protagonista tentando lembrar quem é, mas nos diversos personagens que são obrigados a se esconder por conta do período e local em que vivem.
Então, a série mergulha, por fim, na ficção científica, zona de conforto dos showrunners e que traz consigo elementos estéticos muito semelhantes a “Dark”. O que fica evidente na trilha sonora estridente que força tensão até quando essa não existe, nos triângulos e a atenção por objetos e símbolos, na narrativa que se constrói a fim de ser mais confusa do que realmente é ou mesmo nas transições chamativas e com efeitos sonoros.
Porém, por mais que esse seja o local de maior conhecimento e interesse dos criadores, é também onde a série perde parte de sua identidade. E acaba caindo para um simples amontoado de conceitos genéricos e mal trabalhados do gênero, enfraquecendo um pouco do mistério e do sombrio proposto nos episódios iniciais.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: 1899
Data de lançamento: 17 de novembro de 2022
Elenco: Emily Beecham, Andreas Pietchsmann, Aneurin Barnard
Gêneros: Ficção Científica
Nacionalidade: EUA/Alemanha