“Ghost of Tsushima” estreou no final do mês passado e já é um grande sucesso. Foram mais de dois milhões de cópias vendidas nos três primeiros dias, recorde para um primeiro jogo de franquia. Pensando nisso, decidi falar sobre alguns filmes de samurai que apresentam algum tipo de semelhança com o jogo, seja em inspirações diretas ou indiretas.

ghost tsushima

Os Sete Samurais

Dirigido por Akira Kurosawa, mestre do cinema de samurai e um dos grandes diretores do cinema japonês, “Os Sete Samurais” é um dos filmes que mais influenciou não só “Ghost of Tsushima”, mas todo o cinema do gênero e os filmes de faroeste hollywodianos. Não à toa, o longa teve um ótimo remake americano, “Sete Homens e Um Destino” (1960), e um fraco remake do remake, “Sete Homens e Um Destino” (2016).

O filme conta a história de uma aldeia que é constantemente saqueada e contrata sete samurais para defendê-la do exército opressor. Apesar do jogo ter apenas um protagonista samurai e ele ter como objetivo salvar a sua própria ilha, há uma disparidade de forças e também uma busca desse personagem por aliados que dominem a sua arte.

Além disso, há um modo em “Ghost of Tsushima” chamado “Modo Kurosawa”, em que a imagem fica em preto e branco e granulada (para simular a película), o que remete a filmes do diretor como “Os Sete Samurais”, “Yojimbo” (ainda falarei sobre nessa lista), entre outros.

13 Assassinos

filmes de samurai 2

Dirigido por Takashi Miike, o longa de 2010 apresenta uma desvantagem semelhante para os seus samurais. Nele, os 13 que dão nome ao filme são recrutados para lutar em uma sangrenta e devastadora batalha contra um exército. Entretanto, por se tratar de um filme de Miike, tem todo um gore que esperamos do diretor e que aparece em certa medida no jogo de Ps4.

Ademais, o game explora muitas das movimentações e técnicas do filme, como por exemplo o andar pelos telhados.

Ran

Mais um dos melhores filmes da carreira de Kurosawa, “Ran” é uma adaptação de “Rei Lear”, de William Shakespeare, e acompanha um conflito familiar entre três irmãos lutando pela herança deixada por seu pai. Apesar de pouca similaridade com a história, o modo normal (colorido) de “Ghost of Tsushima” bebe muito na fonte da fase colorida de Kurosawa para compor seus cenários e figurinos, sobretudo no uso de cores quentes como vermelho e amarelo.

Herói

filmes de samurai 3

É bem verdade que “Herói” não pertence ao gênero de samurai e nem sequer é japonês. O longa de 2002 é um dos principais representantes do wuxia, gênero tipicamente chinês que mistura artes marciais e fantasia, ao estilo dos filmes conhecidos pelo ator Jet Li. O filme mais premiado internacionalmente desse gênero foi “O Tigre e o Dragão”

Entretanto, é impossível negar que o game de Ps4 se aproveitou de conceitos e da mise en scène (composição visual que integra atuação, cenário, luz e figurino). As cores quentes e os saltos do protagonista, além, é claro, da floresta de flores amarelas, lembra muito “Herói”.

E, por mais que não seja um filme de samurai, “Herói” talvez seja o wuxia que mais se aproveitou do gênero, visto que sua estrutura narrativa se utiliza do efeito Rashomon (que se popularizou com o filme de mesmo nome de Kurosawa, em 1950).

Yojimbo

Mais um representante de Kurosawa, “Yojimbo” é mais um a influenciar o cinema de faroeste, visto que “Por Um Punhado de Dólares”, de Sergio Leone, é um remake não oficial extremamente parecido ao original. No longa de 1961, vemos um samurai se envolver com duas famílias rivais em um vilarejo e usar ambos os lados ao seu favor.

Esse é o único longa da lista a ter como protagonista um samurai solitário, o que o aproxima de “Ghost of Tsushima”, apesar desses personagens serem moralmente bem diferentes.