Mais alguns estados dos EUA liberam o uso da maconha; Oregon vai além e descriminaliza a heroína e a cocaína
Os Estados Unidos são, ao lado do Uruguai, por exemplo, um dos países que mais avançaram na discussão da legalização do uso da maconha em território nacional. Obviamente que as mudanças ocorridas na legislação para descriminalizar a cannabis não aconteceram do dia pra noite e, no caso dos Estados Unidos, apenas California (casa do Coachella), Nevada (casa do EDC Las Vegas) e Massachusetts permitiam o uso recreativo da planta. Hoje, porém, em meio ao clima tenso das eleições presidenciáveis no país, que divide Democratas (Joe Biden) e Republicanos (Donald Trump), uma decisão histórica marcou a semana nas terras do Tio Sam: mais alguns estados dos EUA liberaram o uso da maconha em um plebiscito: Arizona, Nova Jersey, Montana, Mississipi e Dakota do Sul.
Aqui, é válido destacar que, dentre os Estados contemplados pela decisão, apenas o Mississipi tomou decisão favorável somente ao uso medicinal da droga, enquanto que, nos estados restantes, o uso recreativa da erva passa a valer. Outro ponto super importante para se destacar é que no Oregon, localizado na costa oeste dos Estados Unidos, além da maconha, serão permitidos a posse e o uso de pequenas quantidades de drogas como a cocaína e a heroína. Sendo assim, a proposta Medida 110 prevê que os cidadãos que forem flagrados com portando pequenas quantidades das substâncias terão de pagar uma multa de cerca de US$ 100 (cerca de R$ 565) ou optar por realizar um tratamento contra o vício, se for o caso.
Descriminalização da maconha de 1996
Outra decisão já havia sido tomada em favor da liberação do uso da maconha há alguns anos. Na ocasião, 33 outros estados dos EUA e a capital (Distrito de Columbia) aprovaram o uso medicinal de maconha. De acordo com a Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre a Maconha, o uso recreativo da droga já havia sido aprovado em outros 11. Além disso, 16 dos que já haviam legalizado o uso medicinal também descriminalizaram a posse da substância.
Oregon descriminaliza drogas para uso pessoal; entenda a disputa política nos EUA sobre o tema
O estado do Oregon se tornou nesta terça-feira o primeiro dos Estados Unidos a aprovar a descriminalização da posse de todas as drogas para uso pessoal, uma medida que busca evitar o encarceramento em massa de dependentes. O Oregon também foi o primeiro a descriminalizar a maconha, em 1973. O UOL Debate analisa o impacto da medida para a saúde pública.
- Veja também: Estados dos EUA que legalizaram a maconha reduzem mortes por opioides em 20%
- Veja também: 10 astros de Hollywood que assumiram o uso de maconha publicamente
Segundo o G1…
Agora, um terço dos americanos vive em locais onde a droga é legal para maiores de 21 anos. Há particularidades nos estados: em Nova Jersey, a assembleia legislativa local ainda precisa passar uma lei para tornar a maconha legal. Na Dakota do Sul, aprovou-se a droga para fins médicos e recreativos ao mesmo tempo. A legalização venceu em todos os estados onde houve consulta. No estado do Nebraska, os ativistas chegaram a juntar assinaturas para incluir a questão nas cédulas, mas o Supremo Tribunal estadual barrou.
Veja também: