Edward Honaker: série que mostra a angústia de viver com depressão foi criada por fotógrafo de 21 anos
A mente é o que de verdade domina nosso corpo. O nosso cérebro é o grande responsável pelos comandos da máquina física que carregamos e, para isso, é necessário que ele esteja em ordem para que as coisas não fujam do nosso controle. Vários distúrbios estão diretamente associados com a falta de saúde mental e foi por isso que Edward Honaker resolveu criar uma série para mostrar um pouco sobre a angústia de viver com depressão.
O fotógrafo de 21 anos, diagnosticado com depressão e ansiedade, aponta que simplesmente passou a perder o interesse em coisas que amava fazer e, dessa forma, encontrou na arte uma forma de aliviar as angústias. E nada como colocar o tema “depressão” em pauta, afinal, temos vivido tempos em que a doença tem se tornado cada vez mais comum.
Os autorretratos de Honaker são extremamente intensos e autênticos e conseguem mostrar como o desespero, o medo e a confusão estão associadas à doença. Sendo assim, o projeto criado por Edward o ajuda a extravasar a dor, além de, ao mesmo tempo, mostrar o cuidado que se precisa ter com pessoas que sofrem com depressão, afirmando, sobretudo, que elas não estão sozinhas.
“Sua mente é quem você é e é assustador quando ela não funciona de forma adequada. Eu penso que uma boa maneira de acabar com o estigma que há em torno das doenças mentais é estar disponível para os outros que sofrem com elas. Você nunca sabe pelo que os outros estão passando, então tudo o que você pode fazer é ser bondoso e não julgar“.
Admiramos muito a coragem de todo mundo que toma a decisão de se abrir e falar abertamente sobre sua vida pessoal com o intuito de entender o que se passa em seu interior. A arte, por sua vez, exerce a importante missão de ferramenta comunicacional, mostrando-nos, muitas vezes, que muitas outras pessoas também se sentem como nós nos sentimos. Portanto, trazer esta série que mostra a angústia de viver com depressão, criada pelo fotógrafo Edward Honaker, é uma grande honra para o Blog oS Profanos. Confira!
Veja também: