“Cidade Invisível” acompanha o policial ambiental Eric, que investiga eventos estranhos após a morte de sua mulher. Ele descobre que as entidades folclóricas são reais.
A série está disponível na Netflix.
Um resgate do folclore e das origens brasileiras
Apesar do roteiro dar muitas voltas para chegar ao lugar que deseja e de toda produção cair um pouco para uma linguagem novelesca, tanto as atuações quanto principalmente a montagem, “Cidade Invisível” acerta ao dar vida ao rico folclore brasileiro, algo que está em falta no audiovisual e só se torna possível por causa do investimento da Netflix.
Carlos Saldanha (“A Era do Gelo 2”) se aventura no live action ao trazer entidades mitológicas para uma realidade atual e urbana. É bem verdade que o clichê do magnata sem escrúpulos acaba enfraquecendo um pouco o antagonismo da história, mas ele serve apenas como um dispositivo para os temas realmente importantes. O foco da obra está no conflito entre a tradição e o progresso, as raízes culturais contra a evolução tecnológica desenfreada.
Assim, as entidades folclóricas são colocadas entre nós e oprimidas pela sociedade. Apesar de poderosas, nada parece ser páreo para a rejeição ao diferente. Muito disso passa também pelo esquecimento delas, que só voltam a agir quando são lembradas novamente. Então, “Cidade Invisível” nos convida a olhar para o nosso próprio país, para essa rica cultura que a gente prefere rejeitar em prol daquilo que vem de fora.
Porém, para uma maior assimilação do público, essas figuras vão ser trazidas em um contexto que o brasileiro aceita bem, tanto no tom de novela quanto na lógica atual. Isso permite com que os personagens transitem quase que entre dois mundos, com destaque para a ameaçadora cuca de Alessandra Negrini.
Talvez o grande problema seja mesmo o medo da série de se permitir ser mais estranha e soturna, assim como acontece na cena em que a cuca tenta resgatar o corpo do boto. Se Saldanha optasse por esse tom mais aterrorizante, provavelmente “Cidade Invisível” teria um impacto ainda maior.
Nota: 7.0
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Cidade Invisível
Data de lançamento: 5 de janeiro de 2021
Criação: Carlos Saldanha
Elenco: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Julia Konrad
Gêneros: Fantasia, Suspense
Nacionalidade: Brasil